sexta-feira, 2 de abril de 2010

AS TRIBOS DE ANDRÓMEDA

Omaha
dfkçdlkf

lçdfklçdk
"Ask questions from your heart and you will be answered from the heart."
Provérbio Omaha
dkfjkld
Omaha significa "aqueles que caminham contra o vento ou a corrente". Os Omaha são uma das 5 tribos do chamado grupo Dhegiha da família Siouan (os outros são os Kansa, Quapaw, Osage e Ponca). Por volta de 1500 o ramo dos Omaha deslocou-se ao longo do grande rio Missouri para Norte. Desde essa altura até à chegada dos colonos, os Omaha travaram constantes guerras com os Sioux. Entre 1700 e 1800, os Omaha foram a tribo mais poderosa das Grandes Pradarias. Foram os primeiros a dominar a arte equestre e desenvolveram uma extensa rede de comércio com os exploradores brancos e viajantes. Por volta de 1855 moveram-se para a região do Nebraska e aliaram-se a outras tribos. Em 1854 cederam parte das suas terras, pelo tratado de Washington, embora a porção que constitui actualmente a sua reserva lhes fosse cedida.
dfkdlçsf
Os povoados primitivos dos Omaha possuíam uma estrutura social intrincada, intimamente relacionada com o seu conceito de união inseparável entre o céu e a terra. Esta união era vista como fundamental para a a perpetuação de todas as coisas vivas. A tribo encontrava-se dividida em duas partes, o povo do Céu e o povo da Terra. O povo do Céu era responsável pelas necessidades espirituais da tribo e o povo da Terra pelo seu bem-estar físico. Cada povo era constituído por 5 clãs.
As crenças dos Omaha encontravam-se simbolizadas nos seus povoados. Durante a maior parte do ano viviam em casas de terra, em cujo centro uma fogueira simbolizava o mito da criação. A entrada estava virada para Este, para ser banhada pelo sol nascente e recordar às pessoas a sua origem e migração ao longo do rio. O desenho circular das aldeias reflectia as suas crenças. O povo do Céu vivia na parte norte da vila, a área que representava os céus. O povo da Terra vivia na zona sul, que representava a Terra. Em cada metade da aldeia, clãs individuais eram localizados de acordo com os deveres tribais dos seus membros e a sua relação com outros clãs. Eram também usadas tendas durante as caçadas, longe da aldeia.

Sem comentários: