segunda-feira, 19 de abril de 2010

AS TRIBOS DE ANDRÓMEDA

Sioux
dlfkjçldk

jfdklsj
"If you don't know where you are going, any path will take you there."
Provérbio Sioux
dsçlkfçdls
A palavra Sioux é um termo colectivo para designar sete grupos tribais organizados em três unidades politicas principais - os Teton, Yankton e Santee. O povo que veio a ser conhecido como Sioux tinha-se estabelecido, por volta do século XVI, nas margens do Mississippi, Minnesota - nesta altura este povo auto-denominava-se os "Sete Lugares do Fogo".
Guerras com os Chippewas e os Crees contribuiram para a dispersão dos Sioux ocidentais.
Na história dos Sioux, o búfalo desempenha um papel crucial. Através dele os Sioux satisfaziam a maioria das suas necessidades diárias: roupas, sapatos, cordas, colheres, armas, artigos cerimoniais, arcos, setas e materiais para coser. O búfalo era também o companheiro do Sol e controlava até o amor; o seu espírito cuidava da família, desde o nascimento e durante o crescimento. Esta centralidade do búfalo na vida dos Sioux sugere quão devastador foi o seu extermínio para a sua cultura tradicional. No final do século XVIII havia provavelmente cerca de 60 milhões de búfalos nas pradarias; por volta de 1889 só restavam 85 búfalos!
Nesta altura os Sioux viram-se reduzidos a uma forma de dependência através de reservas. Pior ainda do que o extermínio do búfalo, foi a vontade do governo americano de não permitir que o índio permanecesse agarrado às suas "velhas superstições, preguiça e porcaria, quando temos o poder de elevar a sua humanidade". Nas escolas as crianças índias eram proibidas de falar a sua própria língua e de se expressarem através das suas próprias formas culturais, sob pena de serem castigadas. As crianças eram também separadas das suas famílias, cuja influência era vista como negativa para o seu progresso. A escola deveria ser a "forma de despertar lealdade para com o governo, gratidão para com a nação e esperança para eles próprios". Qualquer referência à sua "história infeliz" deveria ser reduzida ao mínimo e apenas referida de forma a contrastá-la com o "melhor futuro que está ao seu alcance". Mais ainda, "deveriam ouvir o menos possível sobre as injustiças da raça branca". As crianças deveriam ser retiradas aos seus pais o mais cedo possível.
Em 1891, e depois de vários relatórios afirmarem que os Sioux se estavam a armar novamente, tropas foram enviadas para os defrontar. Touro Sentado, um chefe índio visto pelos brancos como o seu sumo-sacerdote e apóstolo líder da Dança Fantasma, que havia sido proibida, foi detido e morto. Seguidores de Touro Sentado reagiram e marcharam até ao forte do exército com uma bandeira de tréguas. Interceptados por tropas, renderam-se incondicionalmente. No dia seguinte, enquanto as tropas tentavam confiscar as suas armas, um tiro foi disparado ao acaso e a carnificina começou. Morreram 25 soldados e 35 ficaram feridos; 84 índios morreram e 33 ficaram feridos. Diz-se que, para além das mortes físicas, "morreu ali mesmo o sonho de um povo".
lkglçfkg
O Cachimbo Sagrado é de extrema importância para os Sioux. Ele é o mediador entre Wakan Tanka (o Grande Espírito) e a humanidade, reforçando os laços dos Sioux com todos os aspectos da Criação. Este sentido de unidade é reforçado pela Dança do Sol.
Na base das crenças Sioux está o círculo da vida. Tudo é circular - o mundo, o corpo humano, o tronco de árvore, as estações, o tempo, o ninho de uma ave. Os Sioux imitavam esta ordem natural configurando o acampamento em círculos, sentando-se em círculo durante as cerimónias e construindo tendas circulares. Metaforicamente o acampamento circular era o círculo sagrado dentro do qual tudo estava seguro, tudo era conhecido e tudo era auspicioso. O círculo simboliza assim a plenitude e ajuda a recordar Wakan Tanka que, como o círculo, não tem fim.
A estrutura do universo e de todas as coisas reflecte uma divisão de quatro. Há, por exemplo, 4 divisões do tempo: dia, noite, lua e ano; 4 partes em todas as coisas que crescem: raízes, caule, folhas e fruto; e 4 etapas da vida humana: natalidade, infância, maturidade e velhice. Assim, as cerimónias são realizadas em 4 dias; a Cabana da Purificação é construída a partir de 16 ramos de árvore; a cabana da Dança do Sol é construída a partir de 28 estacas (4x7).
Os Sioux consideram o universo como imcompreensível; a vida, o crescimento e a morte são mistérios e sugerem poderes difíceis de compreender. Uma vez que o próprio tempo é considerado como não-casual, e não incorpora noções de mudança e progresso, nada no universo pode ser considerado inevitável. Esta incompreensibilidade do universo é chamada "wakan", que também incorpora a força animadora do universo, a totalidade da qual é "Wakan Tanka" ou Grande Espírito. Ele é a soma total dos poderes personificados, que criaram todas as coisas e muitas vezes é representado através dos Seis Avós.
A humanidade formou-se e emergiu do útero da Terra Mãe, tal como o búfalo. Tudo tem o seu próprio espírito, mas todas as coisas partilham a mesma essência espiritual que é Wakan Tanka. Desta forma, os aspectos mais importantes da personalidade são partilhados por todas as coisas no universo. Outros seres partilhavam frequentemente os seus conhecimentos com os humanos ou providenciavam auxílio em tempos de crise, de forma que passaram a ser considerados "povos". A observância de características semelhantes às humanas nestes povos levou ao desenvolvimento de ligações com eles.
À nascença recebe-se de Takuskanskan, um espírito guardião e o sopro de vida ou fantasma que vem das estrelas; na hora da morte estes regressam ao mundo dos espíritos. Os rituais servem para aplacar os seres wakan ou poderes - que podem estar predispostos para o bem ou para o mal - mas também envolve um processo de contínua revelação. De regresso da sua viagem visionária, o visionador integra normalmente a sua visão na vida da comunidade através de um processo de ritualização público. Desta forma, ele enriquece o conhecimento colectivo necessário para sustentar uma relação equilibrada entre a comunidade humana e outras formas de vida, tanto animadas como inanimadas.
Os Black Hills
Os Black Hills são sagrados para os Sioux. A lenda diz que aquando da criação do universo, foi-lhe designada uma canção, sendo que cada parte do universo ficou imbuida de uma parte dessa canção; mas apenas nos Black Hills se pode encontrar a canção na sua totalidade, aqui, no "coração de tudo o que existe". A lenda também diz que os montes são " ... uma figura feminina reclinada, de cujos seios fluem forças geradoras de vida e para as quais os Sioux se dirigem como uma criança para os braços da sua mãe".
Embora as explicações sobre o que acontece ao defunto variem, diz-se que os espíritos dos Sioux mortos descansam nos Black Hills.

Sem comentários: