domingo, 16 de maio de 2010

AS TRIBOS DE ANDRÓMEDA

Yamana
ldkfçld

çldkfçlsd
Os Yaghan, também chamados Yagán, Yahgan, Yámana ou Yamana, são o povo indígena das ilhas a sul da Ilha Grande da Terra do Fogo, que se estende até ao Cabo Horn.
Os Yaghan eram nómadas, que viajavam em canoas entre as ilhas, para recolherem alimentos. Os homens caçavam leões marinhos, e as mulheres mergulhavam para apanhar marisco. Não usavam roupas até ao seu contacto com os Europeus. Mantinham-se quentes utilizando fogueiras, mesmo nas próprias embarcações. Aliás, a expressão Terra do Fogo foi dada pelos europeus precisamente por causa deste costume. Para além disso utilizavam as formações rochosas para se abrigarem e usavam gordura dos animais na pele. Ao longo do tempo desenvolveram metabolismos mais rápidos do que o comum, que lhes permitiam gerar mais calor corporal interno e também a sua habitual posição de repouso era agachada, o que reduzia a superfície de contacto com o exterior, conservando mais calor.
É possível que os Yaghan tenham sido empurrados para esta área inóspita por inimigos, mas o que é certo é que eram completamente indiferentes às condições atmosféricas agrestes, quer no exterior, quer dentro de água, pois as mulheres mergulhavam nuas em temperaturas da ordem dos 8º Celsius.
Ironicamente foram as doenças trazidas pelos Europeus que reduziram a já escassa população de 3000 indivíduos. E os Yaghan usavam este estratagema para enganarem os missionários, "adoeçendo" sempre que eram obrigados a colocar roupa. Na década de 1920 foi feita uma tentativa de preservar a tribo, recolocando-os na Ilha Keppel, nas Falklands, mas as mortes continuaram a ocorrer. A penúltima Yaghan pura morreu em 2005, chamava-se Emelinda Acuña. A última Yaghan pura é a "Abuela" Cristina Calderón que é também o último membro que ainda fala a língua Yaghan nativa.
kdfçld
O colibri era reverenciado pelos Yaghan. Esta ave aparece no seu mito da criação, bem como noutras histórias da mitologia da tribo. Também o albatroz está presente na sua mitologia.
Os Yaghan têm mitos dualísticos, com a presença de dois irmãos, frequentemente em oposição um ao outro, representando leis opostas.
Era suposto os shamans da tribo possuírem poderes sobrenaturais, controlando, por exemplo, as condições meteorológicas. Acreditava-se que o shaman realizava estas proezas enquanto sonhava, permanecendo o seu corpo imóvel durante o sono, enquanto a sua mente viajava e praticava actos fantásticos.
Existe uma crença na tribo curiosa: no passado eram as mulheres que governavam os homens. A presente situação, o domínio dos homens, crê-se que se deva a uma revolta daqueles.
kfçldkç
= FIM =
kflçdskf
P.S. Este ABC foi dedicado à minha Abuelita chilena, Carolina Violeta, descendente de índios :)

Sem comentários: