terça-feira, 8 de março de 2011

MAGIC MOMENTS 141

Killer Quotes 18
çkfçldsf
"To be or not to be, that is the question."
gçkdfg

dçlfkdsçl
O Ano: Cerca de 1600
lçdfkçld
O Autor: William Shakespeare
kççldsf
O Personagem: Hamlet, Príncipe da Dinamarca
dlkdfsç
A História: Hamlet regressa da guerra, para descobrir que o seu pai foi assassinado pelo seu tio, que lhe usurpou o trono e a mulher. Desesperado, finge estar a enlouquecer, para congeminar a sua vingança.
çlgkf
O Contexto: Hamlet não está sozinho, enquanto diz este monólogo. Ofélia encontra-se em cena e foi instruída para que se posicione de forma a que Hamlet a veja. Claudius e Polónio também se encontram escondidos a ouvi-lo.
çkgfçl
Os Efeitos: É dos monólogos mais cobiçados por qualquer actor masculino. A frase é conhecida de toda a gente e adaptada inúmeras vezes a outros contextos. Ex: Ir jantar fora ou encomendar, eis a questão.
çjgklfds
O Significado: Ser ou não ser, eis a questão. O monólogo prossegue divagando sobre a comparação entre o sofrimento da vida e o medo da incerteza da morte e da possível danação consequente do suicídio. O dilema de Hamlet é o de que, apesar de não estar satisfeito com a vida, também não tem a certeza do que a morte lhe poderá trazer. Poderá ser o sono ou poderá ser o sonho, podendo revelar-se uma experiência pior do que a própria vida. O suicídio será, assim, uma ida sem regresso que se poderá revelar um erro fatal. Todo o discurso é contaminado pela ideia Cristã da proibição do suicídio. Em resumo, todo o discurso discorre sobre esta ideia fundamental: a vida é má, mas a morte pode revelar-se ainda pior.

Sem comentários: