quarta-feira, 16 de março de 2011

MURMURS FROM IRELAND XVI

O Livro
kfdsçlf

dçkfdsçl
Escondido no interior da Biblioteca de Trinity College, bem no meio de Dublin, encontra-se um dos segredos mais bem guardados da Irlanda e do mundo - The Book of Kells.
The Book of Kells é um dos mais antigos manuscritos da Bíblia com iluminuras, escrito em Latim e contendo os 4 Evangelhos principais do Novo Testamento. Foi criado por monges celtas cerca do ano 800 da nossa era. Foi assim nomeado a partir da sua morada durante séculos, a Abadia de Kells.
kdfçslf
çdfjdskçl
Todos os dias uma fila enorme de pessoas começa a formar-se à entrada da biblioteca de Trinity College para poder ver de perto os dois livros dos quatro que a instituição expõe de cada vez. Numa pequena câmara a meia-luz e protegidos por um vidro, as páginas do Book of Kells são expostas aos olhares da multidão ávida que vai circulando em redor da mesa com uma veneração silenciosa e fascinada.
jfdlkf
lkfdsçlf
Depois, pode-se ver a pequena biblioteca, mas não fotografar. A biblioteca é um corredor longitudinal ladeado de pequenas divisões apinhadas de livros antigos do chão ao tecto e mostrando alguns objectos interessantes, como a mais antiga harpa feita na Irlanda.
Se tivesse de escolher o meu sítio preferido em toda a cidade, seria obviamente este brinco de biblioteca, que mais parece saída de um qualquer filme de fantasia do Harry Potter do que propriamente da realidade.

Sem comentários: