quarta-feira, 9 de março de 2011

MURMURS FROM IRELAND XV

Gaol
lfkldsç

dçflkldsçf
Construída em 1702, Kilmainham Gaol é das prisões mais famosas, senão a mais famosa da Irlanda, sobretudo porque foi aqui que todos os líderes republicanos da revolta da Páscoa - Easter Rising - foram executados.
kfçdslfk
fçldskçlf
Foi aqui que foi filmado o famoso "Em Nome do Pai", e alguns outros filmes. Aquele em particular relata uma das histórias mais negras da Irlanda e mais vergonhosas para o império britânico - em 1975 11 pessoas foram detidas e condenadas a cumprir prisão perpétua por um crime que não cometeram - um dos muitos atentados à bomba perpetrados pelo IRA na década de 70 em Londres.
ºkºç
ºlº
O Governo britânico, na ausência de suspeitos, decide coagir a confissão de um grupo de inocentes, entre os quais se encontram Gerry Conlon e Giuseppe Conlon, seu pai, um idoso doente que acabou por morrer ainda na prisão.
ººçl
kºçlkçl
Apesar do IRA ter afirmado vezes sem conta que aquelas pessoas não estavam relacionadas de forma nenhuma com o atentado, o "erro" persistiu durante 13 anos. O filme retrata a luta do filho para se provar inocente e vingar a memória do pai.
kçlk
ljlkj
Kilmainham nem sempre foi uma prisão tão moderna, como a que se vê na fotografia do átrio principal. Na verdade, era das piores e mais degradadas da Irlanda, não havendo sequer distinção entre prisioneiros masculinos e femininos, que partilhavam celas.
çflkdsçlf
lkçkl
Hoje em dia está encerrada e abre as portas aos visitantes como museu.
jlkjlk

Sem comentários: