sexta-feira, 6 de junho de 2008

MURMÚRIOS DE LISBOA LXIII

Broken Wings
fjkld

kjkld

kljkl
Quando os céus de Lisboa se cobrem de nuvens opacas, a cidade é visitada por anjos de asas cinzentas, os tais. Aparecem com frequência assustadora. Não se vêem. Não se sentem. Pressentem-se. Sempre que ouvires o vento sussurrar ou o sentires acariciar-te a pele, são eles.
dºlºç
Ouvem Broken Wings dos Mr. Mister, constantemente. O filme das suas vidas não é, como se poderia supor, As Asas do Desejo, mas a Mulher Falcão, apesar de As Asas do Desejo ser discutido em circulos intelectuais restritos. Existe o argumento que considera obsceno, para não dizer mesmo de mau gosto, apreciar um filme que sugere que anjos pudessem colocar a hipótese de experimentar viver como os humanos. Existe um grupo coeso e minoritário que tornou a contra-argumentação a esta ideia num quase culto - que a ideia de que os anjos veriam em tons de cinzento pudesse ter ocorrido a um humano, ainda por cima alemão, que sem o saber tocou na verdade, é demasiado genial para arrumar de vez com o filme numa caixa de sapatos de série B no que toca a grandes clássicos do cinema angelical. Todos os membros deste grupo coeso se reunem furtivamente às sextas-feiras para rever o filme. Alguns choram no fim.
Por outro lado, Michelle Pfeiffer tem, por unanimidade da comunidade, um lugar assegurado no reino, cometa ou não erros. Nicole Kidman está abaixo de cão na categoria das starlettes angelicais. Mesmo que cometa erros crassos. A Pfeiffer é a diva.
Rutger Hauer também tem um pequeno ninho à sua espera na Planície das Penas. Não precisará de pagar renda, obviamente. Já recebe 300.000 cartas de fãs todos os dias, tem crédito vitalício assegurado na Armani Wings e bilhetes grátis para todos os concertos de David Gahan. Isto porque amou uma mulher falcão. É considerado de génio.
dçlkdl
Os anjos de asas cinzentas acolhem todo o tipo de falhas. Pombos e albatrozes feridos são "pets" de preferência. Jumbos com asas defeituosas têm um hangar especialmente concebido para alojamento permanente.
Dança-se muito, porque dançar é voar sem asas. Salsa, tango, hip hop, ballet clássico. A prática de ginástica olímpica é encorajada desde cedo. Fred Astaire é considerado um Deus. Bem como Marlon Brando. Um porque voava sem asas. O outro porque era capaz de fazer qualquer um acreditar que tinha asas, sem as ter.
çldklçd
Se ouvires atrás de ti um sussurro e te voltares de repente, ao crepúsculo ou em becos ventosos, por vezes serás capaz de os ver pelo canto do olho durante breves segundos.
Os anjos de asas cinzentas não guardam ninguém. Não são anjos da guarda. Também não são demónios. Estão entre um piscar de olhos e o que se lhe segue. Estão no espaço desocupado por uma sombra. Estão naqueles momentos em que tomas subitamente consciência de ti. Estão aí. Não os pressentes?
Estão presentes quando cometes aqueles erros descomunais, aqueles que te fazem odiares-te e considerares-te o ser mais abjecto à face da Terra. Lembra-te. Está lá sempre um deles com uma mão sobre o teu ombro. Qualquer coisa que possas ter feito, ele fez sempre muito pior. Não te esqueças.

Sem comentários: