sábado, 21 de junho de 2008

MURMÚRIOS DE LISBOA LXIV

A Ponte dos Suspiros (ou A Torre de Marfim)
LGFÇLG


Ponte sobre o rio Tejo - Parque das Nações
LFKGÇLF
Começo a pensar que, para além de aeroportos e estações de comboios, as pontes também são portais de anjos. Faz sentido. O que têm em comum aeroportos, comboios e pontes? Deixo a pergunta óbvia no ar ...

Por baixo de uma certa ponte, algures em Lisboa, vive o arrumador de carros mais bonito da cidade. Não é português. É alto como uma torre, loiro como um vicking, esguio como um cipreste e pálido como um dia de neve.
No outro dia calhou quase chocar com este anjo misterioso. Vinha distraída como sempre, a arrumar não sei o quê dentro dum saco, e quando dei por mim ia esbarrando sem querer na Torre de marfim. A Torre desviou-se quase numa vénia de Baryshnikov e eu apanhei um susto.
Já o tinha visto outras vezes e já me tinha perguntado o que será que a Torre de marfim fazia lá no reino de onde emigrou. Seria professor de música, entendido em claves de sol, andamentos e compassos? Seria arquitecto e subiria de capacete rubro a torres mais altas que a sua altura, desenhadas por si? Seria barman num qualquer antro de amor e perdição, onde recebia gorjetas chorudas de matronas e mafiosos russos?
LGºÇF
De uma coisa tenho a certeza - arrumador de carros é que ele não era, uma vez que essa profissão mui nobre é exclusiva aqui deste nosso canto luso.
De outra coisa também tenho a certeza - a Torre de marfim acentou o seu reino debaixo de uma certa ponte, algures em Lisboa. Não lhe faltam súbditas. Nem gorjetas. É vê-las sairem das suas máquinas sobre rodas, gordas, magras, jovens, matronas, bonitas ou feias, e depositarem uma moeda na mão e um sorriso no rosto de marfim.
E suspiros, muitos, tenho a certeza, que ficam a flutuar algures por baixo de uma certa ponte, em Lisboa.

2 comentários:

Dry-Martini disse...

A pergunta no ar é realmente bastante óbvia: ambas são meios de passagem, apesar de terem particularidades distintas (que não vou agora abortar). Como a menina sabe adoro pontes e dava uma longa conversa.

XinXin

PS: Dada a eliminação de Portugal e a ausência da Inglaterra quer-me parecer que anda a torcer pelos Russos :)

Andrómeda disse...

1. O seu teclado está disléxico ;)

2. Acertou!!!! Parabéns! Acabou de ganhar uma ponte portátil

3. Outra pergunta óbvia :) Se eu
ando a torcer pelos russos? :) But of course, old chap, who else? :) E ainda por cima ontem deram um bailinho à Holanda que foi absolutamente magistralichist! :)