terça-feira, 29 de julho de 2008

AS TELAS DE ANDRÓMEDA

Ritmo de Outono (1950)
Jackson Pollock (1912 - 1956)
lfdºç
Óleo sobre tela, Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque
çlfdºçl
fºçlgºçf
"O chamado estilo `drip and splash' pelo qual Pollock é mais conhecido, emergiu abruptamente em 1947. Em vez de usar o método tradicional, Pollock colocava a tela no chão ou fixava-a na parede e entornava e deixava escorrer a tinta directamente da lata; em vez de usar pincéis, manipulava depois a tinta com 'paus, toalhas ou facas' (para usar as suas próprias palavras), obtendo por vezes uma pasta grossa através de uma mistura de 'areia, vidros partidos ou outros materiais'.
Este tipo de pintura de Acção - ou Action Painting - partilhava o automatismo do Surrealismo, através do qual artistas e críticos acreditavam resultar uma expressão directa ou revelação dos humores inconscientes do artista.
O nome de Pollock está também associado à introdução do estilo "All-over", que evita qualquer ponto de ênfase ou partes identificáveis no todo da tela e, assim, abandona a ideia tradicional de composição em termos de relacionamento entre as partes. O design da sua pintura não tinha qualquer relação com a forma ou o tamanho da tela - com efeito, no trabalho final a tela era por vezes cortada ou aparada para se ajustar à obra."
ºdkflºç

klfçdkd
"No chão estou mais à vontade. Sinto-me mais próximo, mais parte da pintura, porque desta forma posso andar à volta dela, trabalhar dos quatro lados e literalmente estar dentro da pintura."
kdçldk
P.S. Quando vi este quadro pela primeira vez em Nova Iorque tinha 17 aninhos, era uma idiota, ri-me e exclamei: “O que é que isto está a fazer aqui? Isto eu fazia quando tinha 5 anos!!!” Cerca de 14 anos mais tarde, e percebendo um pouco mais de pintura, passei horas a olhar para ele tentando ver o que ele queria. Esse dia chegou. E foi um dia inesquecível. Muitos anos depois daquele dia em Nova Iorque, roguei pragas e lagartos por não ter tempo para ver uma exposição de Pollock em Veneza ... As coisas boas são difíceis :)

2 comentários:

Dry-Martini disse...

Gosto do Pollock. � como o sexo, � bom variar e tamb�m � bom, por vezes, no ch�o :)

XinXin

Andrómeda disse...

Acho que o Pollock ia adorar essa comparação :P Tem tudo a ver com ele.