sábado, 26 de julho de 2008

EM BUSCA DE PALAVRAS 34

RAN - Os Senhores da Guerra
FKÇLD

ÇLKGÇLFG
Eu sei que Akira Kurosawa é um Mestre (fazer vénia à japonesa - baixar apenas a cabeça a 500 à hora umas 500 vezes consecutivas) ...
Eu sei que RAN é considerado uma obra-prima ...
Eu sei que eu devia ter gostado deste filme ...
Mas ...
Mas ...
Mas ...
ahhh ... não gostei ... aliás até achei assim um bocado uma secante ... shiuuuuuu ... não digam a ninguém ...
Pronto.
Sou uma idiota. Admito.
Adiante.
ldkçldk
A história de RAN é basicamente uma adaptação do Rei Lear de Shakespeare, que eu já conheço de trás para a frente e daí também talvez a falta de interesse pela história ...
O Rei Lear tem 3 filhas por quem decide dividir o seu reino. As duas mais velhas adulam-no para receberem a melhor parte, mas a mais nova diz a verdade, diz-lhe que aquilo só servirá para dividir a família. Como prémio pela sua honestidade o pai escorraça-a e não lhe dá nada. É claro que mais tarde, o Rei Lear, já enlouquecido e maltratado pelos próprios filhos, acaba por perceber que a pobre filha mais nova tinha toda a razão ...
Transporte-se isto para o Japão do século XVI e temos o Senhor Hidetora Ichimonji e os seus 3 filhos Taro Takatora, Jiro Masatora e Saburo Naotora.
No entanto, há uma réstea de esperança pela minha idiotice. É que ... nas cerca de 3 horas que o filme dura existem planos panorâmicos com 1 ou 2 personagens que são autênticas mangas de poesia e beleza puras - nesses planos sublimes, Kurosawa consegue dizer mais do que em todos os outros em que a acção se desenrola com diálogos e situações. E só por esses planos vale a pena ver este filme.
glfºçlg
O que aprendi com RAN?
* A palavra RAN significa "Caos" em japonês
* às vezes é necessário matar, mas matar por um capricho ...
* o homem nasce a chorar e morre depois de chorar tudo
* um senhor da guerra não corre para a sua mulher antes da batalha
* as mulheres japonesas são pequeninas mas são tesas e brutas como ó caraças!
* quando cortam a cabeça a uma mulher japonesa, sai sangue que dá para encher um balde!!!
* Um Samurai prefere passar fome a mendigar
* Num mundo de loucos, são os loucos que são sãos
* Os japoneses a falar são brutos comó caraças
* O José Castelo Branco é a cara chapada do bobo da corte de Hidetora - acho que foi aqui que ele veio tirar inspiração ... (afinal o homem não é assim tão fútil como parece ...)
kdkdl
E um cheirinho da obra-prima:
dfjdklj

1 comentário:

Dry-Martini disse...

lol. Minha cara nem parece seu... Não gostou do Ran... Gostei das suas aprendizagens