segunda-feira, 6 de outubro de 2008

A Fantástica Fauna de Andrómeda

Banshee

fkçldf


lkçlfkg
É dever da Banshee ou "mulher das fadas" prever a morte de alguém. As Banshees estão ligadas a determinadas famílias e o seu grito é ouvido apenas quando um dos membros da família está prestes a morrer. As Banshees tomam uma de duas aparências: ou jovens mulheres com aparência de luto ou com o aspecto de velhas bruxas. Com olhos vermelhos de tanto chorar, a Banshee penteia o seu cabelo com um pente de prata ou de ouro. Os seus gritos são imitados por carpideiras profissionais, na tradição irlandesa chamadas "bhean chaointe", que estavam incumbidas de produzir lamentos e gritos penetrantes durante os velórios.
O primeiro ser a lançar um grito destes foi a deusa Irlandesa Brigite, uma das Tuatha de Danaan (Povo das Fadas); ela lançou um lamento excruciante pela morte do seu filho, Rúadán e esse foi o primeiro lamento ouvido na Irlanda.
jglfkj
Short Story: Ouviu o grito da Banshee, lancinante, terrífico, ecoando na noite, perto, muito perto. E deu-se conta que todos haviam partido há muito. Só ele ficara ...
dçlfkçldk
dfjklfd
Basilisco
lkffçlg

ldkfçf
O Basilisco original da tradição clássica era uma pequena serpente venenosa cuja garganta nunca tocava o chão e com uma coroa desenhada na testa, que lhe conferia o nome. A palavra "Basileu" significa "rei" em grego e isto garantiu que a serpente fosse recordada como o rei de todas as serpentes. Tudo no Basilisco é venenoso: a sua mordidela, o seu olhar, a saliva e o odor eram todos fatais. Para além disso, podia cuspir veneno na direcção de pássaros voadores. O veneno do Basilisco podia apodrecer os frutos nas árvores e contaminar a água. Era também considerado a causa da existência dos desertos da Líbia e do Médio Oriente.
O Basilisco partilha com a Medusa a capacidade de enlouquecer alguém apenas com o seu olhar. Havia algumas estratégias que os viajantes podiam adoptar para se protegerem contra este poder: transportar um globo de cristal para reflectir o olhar, uma doninha para responder com uma mordidela também venenosa ou um galo cujo cacarejar provocaria convulsões no Basilisco até este morrer.
Os poderes mágicos do Basilisco residem sobretudo no poder de protecção de qualquer coisa que se queira guardar contra roubo ou ataque. Muitos selos gnósticos do período tardio clássico ostentam a imagem de um basilisco de forma a impedir o mal de se aproximar, quase da mesma forma que os escudos militares ostentam uma cabeça de Medusa.
Para os cristãos, o Basilisco era o símbolo por excelência do demónio, como aquele que tentou os primeiros pais da humanidade, Adão e Eva: bela na forma e cores, mas mortífera para a raça humana.
dlfkdçlk
Short Story: Com mãos trémulas ergueu o espelho diante do basilisco. Mas só então reparou que o pequeno pedaço reflector estava agora irremediavelmente coberto da poeira opaca dourada do tesouro que o monstro protegia com a própria vida.

Sem comentários: