domingo, 28 de dezembro de 2008

A FANTÁSTICA FAUNA DE ANDRÓMEDA

Mandrágora
dlçkfçld

dçlkf
A mandrágora é uma planta. Porque contém alcalóides alucinogénicos e as suas raízes bifurcadas se assemelham muitas vezes à figura humana, a mandrágora tem sido desde há muito associada à prática de magia.
De acordo com a lenda, quando a raíz é arrancada, grita e mata todos os que a ouvirem.
Em muitos países acreditava-se que uma mandrágora cresceria no local onde o sémen de um homem enforcado pingasse; isto justificaria os métodos empregues pelos alquimistas que "aplicavam a semente humana na terra animal".
Na série de Harry Potter, a autora aproveitou a lenda para apresentar a mandrágora como uma planta que os alunos devem aprender a arrancar e transplantar para outro vaso, usando sempre protectores auriculares para evitar os seus gritos estridentes.
dçlkfl
Short-Story: Consultaria a mandrágora, pensou. Era sempre o cabo dos trabalhos, claro, mas valia a pena. Claro que primeiro teria de ouvir um chorrilho de insultos berrados a plenos pulmões, quando a desenterrasse. Possuía os encantamentos necessários para se escudar. E quando ela acalmasse, sacar-lhe-ia os segredos que circulavam no interior da terra, por entre os interstícios das raízes ancestrais. Saberia se os exércitos se aproximavam e a que distância estariam. E ganharia um trunfo de ouro perante a rainha. Um trunfo que lhe daria o poder com que nenhum exército seria capaz de rivalizar.
dçklf
çfdkgjf
Medusa
çfjgkf

çfdjgklçf
A Medusa é uma das Górgonas, três irmãs transformadas em monstros pela deusa Atena depois de Poseidon (ou Neptuno) ter violado Medusa, num dos templos sagrados de Atena. São descritas como semelhantes a mulheres mas com asas de morcego, enormes caninos protuberando da boca e serpentes como cabelo.
Medusa tem também garras nas mãos, feitas de metal. Qualquer mortal que olhasse o seu rosto era instantameamente transformado em pedra. Ao contrário das irmãs, Euríale e Esteno, Medusa era mortal e encontrou o seu fim às mãos de Perseus, que a decapitou enquanto ela dormia. Do seu sangue derramado nasceram a monstruosa Crisaor e o cavalo alado Pégaso. Embora perseguido pelas irmãs de Medusa, Perseus escapou e acabou por utilizar a cabeça decapitada para petrificar os seus inimigos.
O nome Medusa significa "regente" ou "rainha" e a sua aparência era por vezes também representada como um cavalo alado ou como o corpo de uma mulher com pernas traseiras de cavalo, como um centauro, mas com asas na cabeça, em vez de serpentes.
dçlkfçl
Short-Story: "Medusa, qual é a tua resolução para o século XXI?" - perguntou-lhe Zeus. "Libertarei da fria pedra todos quantos me olharam." Zeus revirou os olhos e suspirou, resignado, pensando para com o seu raio "Oh não! Por mim próprio! Como se não houvesse já confusão suficiente no mundo ..." e começou a contar pelos dedos as estátuas que havia lá em baixo ...

Sem comentários: