segunda-feira, 28 de abril de 2008

AS TELAS DE ANDRÓMEDA

Composição VIII (1923)
Vassily Kandinsky (1866-1944)
dlç
kdçl

Óleo em tela - Guggenheim Museum - Nova Iorque
kdjdl
dldkdl
"Pintor russo, um dos primeiros criadores da abstracção pura na pintura moderna. Kandinsky, ele próprio um músico de sucesso, disse uma vez que a Cor é o teclado, os olhos a harmonia e a alma o piano com inúmeras cordas. O artista é a mão que executa, tocando uma tecla ou outra, causando vibrações na alma. O conceito de que a cor e a harmonia musical estão relacionadas, tem uma longa história, intrigando cientistas como Sir Isaac Newton. Kandinsky utilizava a cor de uma forma altamente teórica, associando tons a timbres (a personalidade dos sons), matizes a afinações e saturação da cor ao volume do som. Ele afirmava que quando via uma cor, ouvia música. Esta característica é hoje conhecida como “sinestesia”, uma condição neurológica rara que apenas algumas pessoas são capazes de experimentar."
dçlkdl

çdlkdçl
"De todas as artes, a pintura abstracta é a mais difícil. Exige que se saiba desenhar bem, que se tenha uma sensibilidade extrema para a composição e para as cores e que se seja um verdadeiro poeta. Esta última é essencial."

2 comentários:

Dry-Martini disse...

"Personalidade dos sons" Fantástico! Gosto muito do Kandinsky apenas não sabia que era pela Personalidade dos sons .)

XinXin

PS: Adoro esta sua saga. Pode continuar e não se esqueça por favor do Klimt apesar de ter outros que gostava que colocasse (mas a saga é sua)

Andrómeda disse...

Lamento informá-lo que o seu amigo Klimt não fará parte desta saga, uma vez que não morro de amores por ele... :)