quarta-feira, 16 de abril de 2008

PALAVRAS CONTESTATÁRIAS 5

VIVA, INTACTA, DIGNA, EXACTA
ÇDLFÇDºF


ldçd
Ouvi dizer que te vão assassinar.
Ouvi dizer ... mas não pude acreditar ...
Ouvi dizer que te vão amordaçar.
Ouvi dizer ... mas não quis acreditar ...
Dizem eles que é porque te querem cuidar.
Mas custa-me mesmo acreditar ...
Que é porque te querem fazer voar.
Mas, ouve, não faz sentido ...
O que eles querem é vender-te.
E isso já aposto contigo ...
Que te querem simplificar?
Continuo sem entender ...
É lá coisas de políticos.
E isso é bem possível ...
Vão escrever uns tais de éditos.
Parece impossível ....
Ouvi dizer ... e quero-te dizer ...
Que eu lutarei por ti, se mais ninguém houver
Que empunharei a minha pena, se de mim depender
Que daqui eles não passarão
Que terão de me enfrentar!
Que só por cima do meu corpo caído neste chão
Se atreverão a te mutilar
Que eu que ganho tempo a moldar-te
Que eu que me alegro a trabalhar-te
Nestes dedos que a terra há-de comer
Nestes olhos que um dia se fecharão
Nestas folhas que um dia se desfazerão
Aqui continuarás viva, intacta, digna, exacta
Que não é com amarras mal amanhadas
Que te poderão fazer crescer
Que só nas ruas, nas vidas, nas bocas
Dos que te usam sem o saber
Para dizer e sentir e compreender
Que só assim poderás dançar
Como as ondas deste mar
E seguir por esse mundo a cantar
Que não és deles, dos que a medo te tacteiam
Mas do teu povo e dos teus artesãos
Que te enrolam nas suas mãos
Que te abusam e te usam e te amam
Que só eles podem mudar-te
Que só eles conhecem essa arte
E o engenho dos sonhos que te moldam
Ouvi dizer ... e quero-te dizer ...
Que estou triste, desiludida
Porque me sinto traída
Por aquele em nome de quem lutei
Por quem outros desafiei
Porque é um homem de Palavra
De trabalho e de acção
Mas que não entende nada
De ti, das tuas letras, do teu coração
É nos números que reside a sua mestria
Não na música da ortografia
Mas, pobre diabo, como poderá entender
O crime que esses falsos conselheiros o farão cometer?
Porque assim o farão empunhar
O punhal que te irá mutilar
E eu não posso ficar calada
Devo usar da minha palavra
Para te e lhes dizer ...
A ele que julga fazer por bem
Aos outros que não dão contas a ninguém
Que se depender de mim
Não hão-de passar por ti
Não te hão-de esventrar
Não te hão-de esmilhafrar
Não se atrevam a julgar!
Que a todos podem enganar
Porque
És o meu PAÍS
És a minha CASA
És a minha TERRA
Aqui poderás refugiar-te
Nos meus dedos enroscar-te
Aqui continuarás sempre
Exacta, Digna, Intacta, Viva
Meu PORTUGUÊS
Minha LÍNGUA
Minha ALMA

1 comentário:

Dry-Martini disse...

Absolutamente perfeito. Adorei. Parabéns .)