sábado, 10 de maio de 2008

AS TELAS DE ANDRÓMEDA

Os Esponsais dos Arnolfini (1434)
Jan van Eyck (c. 1390-1441)
çllçd
lçfkçlf
Óleo em madeira, National Gallery, Londres
çfdlºçf
lfkfçl
“Pintor flamengo que aperfeiçoou a técnica recentemente desenvolvida na época, de pintura a óleo. Os seus painéis naturalistas, a maioria retratos e temas religiosos, utilizavam uma infinidade de símbolos religiosos escondidos. Utilizou o óleo para representar uma variedade de elementos com incrível realismo e um detalhe microscópico. van Eyck seleccionava e dispunha criteriosamente o seu tema, fossem objectos, fossem pessoas, de forma a oferecerem um significado simbólico profundo aos seus quadros.”

Neste quadro, por exemplo, entre uma infinidade de outros símbolos ocultos sobre o casamento, o próprio pintor encontra-se reflectido no espelho pendurado na parede ao fundo da imagem.
dlçkçlk

lfdkçlfk
“A pintura é uma forma de profunda libertação criativa”

1 comentário:

Dry-Martini disse...

Na vida também existem muitos pormenores ocultos. São uma das muitas coisas fascinantes que ainda nos dão ânimo para andar por cá .)

XinXin