sábado, 24 de maio de 2008

AS TELAS DE ANDRÓMEDA

David e Golias (sem data)
Michelangelo Merisi da Caravaggio (1573-1610)
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Óleo sobre tela, Museu do Prado, Madrid
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“Provavelmente o artista mais revolucionário do seu tempo, o pintor italiano abandonou as regras que tinham guiado séculos de artistas antes dele e que haviam idealizado a experiência humana e religiosa. A suas cenas incrivelmente realistas e dramáticas, escandalizaram os seus contemporâneos, mas apesar das críticas violentas, Caravaggio ganhou uma enorme reputação e inveja dos seus pares.
Caravaggio utilizava fundos obscuros, muitas vezes totalmente negros e agrupava as cenas em primeiro plano com focos intensos de luz sobre os pormenores, geralmente os rostos. Este uso de sombras e luz é uma das características mais marcantes nos seus quadros, que de certa forma nos atrai para dentro da cena.”
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“Todas as obras de arte, não importa quais ou quem as tenha pintado, não são mais que bagatelas e brincadeiras infantis ... a não ser que sejam inspiradas e pintadas a partir da vida, e não pode haver nada melhor do que seguir a natureza.”

3 comentários:

Dry-Martini disse...

Nada é completamente limpido. Tudo tem combinações de luz e sombras. Todos tempos os nossos tempos mais felizes e mais infelizes, oportunos e completamente inoportunos. Aconteça o que acontecer devemos tentar perceber os diferentes pontos de vista e tentar, por mais dificil que seja aos nossos olhos, tentar perceber a intenção. Tentar desligar um momento infeliz do tanto que vivemos juntos. É o meu pedido. Dando tempo ao tempo. Deixando as sombras assentarem. Esperando um pouco de luz...

Andrómeda disse...

Agradecia-lhe que se abstivesse de comentários privados em sítios públicos ...
É o meu pedido.

Dry-Martini disse...

Pedido aceite.