domingo, 8 de novembro de 2009

EM BUSCA DE PALAVRAS 88

A Máfia - Parte II
sdçlkfçd

dkjfldk
Camorra
A Camorra (o "Sistema", como lhe chamam os seus membros) domina o território de Nápoles e a região que o integra, a Campânia. Trata-se de uma organização horizontal e flexível de clãs autónomos, sem uma cúpula evidente, pelo que é difícil controlá-la. Mata com impunidade e está infiltrada em todo o tecido social da região, em especial na degradada periferia napolitana. Controla sindicatos e municípios e é a principal fonte de emprego, o que explica a sua popularidade.
Segundo a Polícia, entre 80 e 100 mil pessoas trabalham directa ou indirectamente para a Camorra, que controla 50% dos estabelecimentos comerciais de Nápoles. Obtém os principais rendimentos do tráfico de estupefacientes, da recolha e reciclagem de lixo e do mercado de falsificações e imitações. O DDA (Departamento Antimáfia) da região descobriu que os clãs envolviam toda a sociedade no negócio da cocaína. Reformados, trabalhadores e pequenos empresários davam dinheiro (quantias que variavam entre 100 e 600 euros) aos mafiosos, os quais investiam o dinheiro em novas transacções de droga. Num mês, recebiam o dobro.
çdflºçdlf
Ndrangheta
Tem sede na Calábria e é considerada a máfia menos conhecida e mais perigosa do planeta. É constituída exclusivamente por ndrine, ou famílias com laços de sangue, cada uma das quais controla o seu território e se relaciona com o exterior de forma autónoma, associando-se entre si quando se trata de grandes negócios, como contratos públicos, narcotráfico e controlo de fundos europeus. Devido aos laços de parentesco entre os seus membros, há menos "arrependidos" da Ndrangheta dispostos a confessar-se à Polícia (60 nos último anos) do que da Cosa Nostra (500) e da Camorra (400), o que faz com que seja a organização mais segura no cenário do crime internacional. Actualmente, controla o tráfico mundial de cocaína, o que lhe permitiu expandir-se pelo Norte de Itália, Europa, Austrália, Canadá, Colômbia e México.
dçflºçd
Sacra Corona Unita
É a mais jovem das máfias italianas, com base na região de Puglia, e tem uma estrutura pouco ordenada e horizontal, semelhante à da Camorra. Inclui cerca de 2000 membros que mantêm boas relações com a máfia albanesa e com a Ndrangheta. Domina uma posição estratégica no Adriático, em frente aos Balcãs e à Albânia, saída natural de todo o intercâmbio ilegal com a Europa central. Vive da extorsão, do tráfico de estupefacientes e do contrabando de tabaco e álcool.
fglºçfdg
No próximo capítulo, as máfias noutras partes do mundo e as características duma organização mafiosa.
çdfçdºlf
Retirado da reportagem "O Império dos Padrinhos" - Revista Super Interessante

Sem comentários: