terça-feira, 17 de novembro de 2009

MURMÚRIOS DO PARAÍSO III

As Gaivotas
FÇLSDºF
LSKSDÇ
As gaivotas são as imperatrizes do areal. Mais do que os pescadores, elas pressentem todas as ínfimas mudanças de humor do mar e agem de acordo.
fçlºçldf
çfdklçldf
Quando levantam vôo levam o céu na ponta das asas, e quando regressam a terra planam de forma tão elegante e aerodinâmica que fazem inveja aos melhores e mais avançados aviões de combate do mundo.
dfçlºdçf
dçflºçdf

fçldkfl
De madrugada, assistem, serenas, à partida dos marinheiros. Durante o dia perseguem os barcos em bandos ruidosos, à procura de alimento, e brincam em vôos picados com os conquilheiros. Ao entardecer pousam próximo dos barcos de pesca e fitam o sol poente, como se em adoração, como se em despedida.
ºgkçfdlg
lfçdkgçlfd
Pergunto-me se todos os dias elas pensam que é a última vez que o vão poder ver e se todas as madrugadas rejubilam ao vê-lo de novo. Se assim for, deve ser bom existir assim, sem memória, surpreendidas eternamente pela magia do nascente, mas também carregada de melancolia uma existência que assim se despede diariamente do astro.
dfkçdkf
çlfkdçls
Os machos, brancos e negros, são magníficos navegadores dos céus. As fêmeas, mais lentas e discretas, seguem os seus itinerários. As crias correm em alta velocidade pelo areal, desprevenidas, ensaiando os primeiros vôos sobre as ondas que vêm morrer à praia.
kfçldkf
çlfkdçslf
Como sentinelas astutas e prevenidas, as gaivotas patrulham a costa com os seus vôos imperiais e são, verdadeiramente, as imperatrizes do areal.
sºçflºçdslf

Sem comentários: