quarta-feira, 18 de novembro de 2009

EM BUSCA DE PALAVRAS 89

A Máfia - Parte III
ºçdlfdçlf

dçfºlºdf
O conceito e a palavra "máfia" foram exportados do Sul de Itália para outras partes do mundo.
dçkljdlj
Japão
Conta com a célebre Yakuza, organização caracterizada pelo ultranacionalismo, a obediência absoluta aos superiores e um rígido e brutal código de honra. Quem falha é castigado com a amputação do dedo mindinho, o que permite reconhecer os membros afastados ou dissidentes. Conta com 85.000 membros e está envolvida no negócio da prostituição, apostas, raptos, especulação imobiliária, drogas e extorsão a políticos.
dkjkld
China
As tríades chinesas dedicam-se ao tráfico de drogas, armas e pessoas, à prostituição, ao jogo legal e ilegal, à extorsão e aos sequestros. A sua implantação no mundo acompanha os emigrantes chineses, pelo que poucos países se livram da sua presença. Conta com 150.000 membros.
dlçkçld
Balcãs
A violenta máfia albanesa impõe a sua lei, dedicando-se ao tráfico de carros roubados e de armas, assim como à adjudicação corrupta de contratos públicos. Em Inglaterra, por exemplo, 70% do negócio do sexo em Londres está nas mãos de bandos albaneses. É constituída por 10.000 membros.
çlkfçlk
Turquia
A Maffya turca, que também se aproveita dos imigrantes turcos espalhados pelo mundo, controla o mercado da heroína. 20.000 indivíduos estão nas suas fileiras e dedica-se aos negócios da heroína, armas, tráfico de pessoas e órgãos, jogo e extorsão.
ºkçld
Características de uma organização mafiosa:
* Aspiração ao controlo do território, no interior do qual não aceitam a influência nem a presença de outros grupos criminosos
* Comportamento semelhante a um Estado paralelo: cada família exerce o poder e aplica a extorsão às empresas e estabelecimentos comerciais da sua zona, obrigando-os a pagar o pizzo
* O mafioso é um criminoso integrado na sociedade e não deve ser considerado sob a perspectiva da marginalidade. Hoje em dia as máfias conseguem condicionar sectores fundamentais da vida pública num cada vez maior número de países, sendo que em muitos é impensável ganhar as eleições ou conseguir um contrato importante se se menosprezar a sua força
* Embora necessite da cumplicidade do Poder para sobreviver e desenvolver parte da sua actividade de forma legal, a origem e razão de ser da máfia são os negócios ilegais. A sua principal actividade é a violência e a extorsão, procurando obter lucros por qualquer meio e reinvestindo parte das receitas na compra de advogados, juízes, polícias e jornalistas
* Possui características duma sociedade secreta: submete os candidatos a um ritual de iniciação e um juramento de fidelidade. Esse ritual varia consoante o tipo de máfia. Na Cosa Nostra a cerimónia inclui a apresentação do aspirante por um iniciado ao resto do grupo, a descrição da sociedade e das suas regras e o juramento do candidato, acompanhado de uma picada no dedo para deixar uma impressão com o seu sangue. A Ndrangheta possui uma liturgia chamada fidelizacione em que o aspirante mostra a sua aptidão em provas de resistência física. Entre os yakuzas e as tríades o ritual é mais cerimonial, com oferendas religiosas e banquetes.
* Vigia o comportamento dos seus membros na vida privada e rege-se por um código machista. Um homem de honra não pode deitar-se com a mulher de outro mafioso, sob pena de ser morto, nem fazer alarde da sua riqueza ou conquistas femininas. Se quiser casar, precisa de autorização do seu capo. Na Camorra, por exemplo, os membros são instigados a nunca fazerem amor "debaixo de uma mulher: se decidires ficar por baixo, estarás a submeter-te a tudo; receber sexo oral é lícito mas fazê-lo a uma mulher é próprio dos cães." As mulheres podem ordenar uma morte mas não podem ter um amante ou abandonar um homem. Podem investir num sector do mercado, mas não maquilhar-se se o seu homem estiver preso. A mulher existe apenas em função do homem, mas as mulheres dos chefes presos são, muitas vezes, as que mais mandam.
dlçkdçl
retirado da reportagem "O Império dos Padrinhos" - Revista Super Interessante

Sem comentários: