domingo, 3 de dezembro de 2006

AS LETRAS DE ANDRÓMEDA - Y

Yuri Gagarine



"Não vejo qualquer Deus
aqui em cima”
Yuri Gagarin







O Cosmonauta Yuri: Impressionado pela carreira militar no Exército Vermelho do seu professor de matemática, Gagarin ingressou no "AeroClube" para aprender a voar como hobbie e em 1955 ingressou numa escola de pilotos onde ganhou as suas asas aos comandos de um MIG-15.
Em 1960 o Programa Espacial Soviético levou a cabo uma extensa e exigente selecção de 20 cosmonautas, entre os quais Gagarin se encontrava incluído. A escolha para o primeiro lançamento recaiu sobre ele e Gherman Titov, mas Gagarin ganhou a corrida supostamente devido à sua educação mais modesta, à sua personalidade mais extrovertida e humilde, aparência física e até ao apelido, um nome associado à aristocracia czarista.

O Vôo: A 12 de Abril de 1961 Gagarin tornou-se o primeiro ser humano a viajar no espaço a bordo da nave Vostok 1. De acordo com a imprensa internacional, terá dito "Não vejo qualquer Deus aqui em cima", mas essa afirmação não consta do registo oficial das suas conversas com a Terra durante o vôo espacial. Gagarin realizou uma órbita completa à Terra, antes de regressar, após uma estada de 90 minutos no espaço. Apelidado pelos russos "O Colombo do Cosmos", Gagarin tornou-se uma celebridade mundial instantaneamente, realizando tournées por diversos países, a fim de promover o feito soviético.

O Fim: Gagarin tornou-se treinador principal de Star City (a cidade dos cosmonautas) e qualificou-se também como piloto de combate. Em 27 de Março de 1968, morreu durante um vôo de treino com o seu instrutor, a bordo de um MIG-15, presumivelmente devido à intercepção de um outro avião que, devido às mãs condições atmosféricas, passou a cerca de 10 ou 20 metros do caça de Gagarin a uma velocidade superior à do som, causando a turbulência que levou ao descontrolo total do MIG.

Laika: Antes de Gagarin, apenas um outro ser vivo havia estado em órbita no espaço. A cadela Laika, deixou a Terra a 3 de Novembro de 1957 a bordo do Sputnik II, mas o seu regresso não foi previsto e Laika morreu cerca de 4 dias após o lançamento, por sobre-aquecimento da cápsula.
gfjlkfjgljflgkjlkf

Sem comentários: