terça-feira, 5 de dezembro de 2006

AS LETRAS DE ANDRÓMEDA - Z


ZÉNITE
fdsfdfdfd
"Cause when I look to the sky
something tells me you're here with me
And you make everything alright "
Train (When I Look To The Sky)
fdsfdfdfd


Zénite: O ponto superior da esfera celeste, a partir da perspectiva de um observador na superfície da Terra onde se encontra, ou seja, o ponto exactamente acima da sua cabeça, ou a intersecção da vertical superior do lugar com a esfera celeste. Trata-se de um marco referencial de localização de posições de objectos celestes. O zénite, também chamado auge, apogeu ou culminância opõe-se a nadir

Nadir: O ponto inferior da esfera celeste, segundo a perspectiva de um observador na superfície da Terra; a projecção do alinhamento vertical que se encontra sob os pés do observador à esfera celeste superior, localizada do outro lado da planeta.

Equador Celeste: Círculo máximo determinado pela intersecção da esfera celeste com o plano perpendicular ao eixo terrestre. Divide a esfera celeste em hemisfério boreal, ou norte, e hemisfério austral, ou sul.

Equinócio: Um dos dois momentos em que o Sol, na sua órbita aparente (como é observada da Terra), cruza o plano do equador celeste (a linha do equador terrestre projetada na esfera celeste). Mais precisamente é o ponto onde a eclíptica (trajectória aparente do Sol na esfera celeste) cruza o equador celeste. Equinócio provém do latim e significa “noites iguais”.
O Equinócio da Primavera (hemisfério Norte) ocorre nos dias 20 ou 21 de Março, e o de Outono em 22 ou 23 de Setembro. No Hemisfério Sul dá-se o inverso. A data varia devido aos anos bissextos.

Solstício: Momento em que o Sol, durante o seu movimento aparente na esfera celeste, atinge o seu maior afastamento, em latitude, do equador. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em 21 ou 22 de Dezembro e em 21 ou 22 de Junho. A data varia devido aos anos bissextos.
klfdçldkfçlk
O infinito azul sobre nós ... não tem fim, nem ponto específico onde acostar o olhar, é volátil, flutua e cria miragens feitas de sonhos, pensamentos e imaginação ... o zénite será talvez a melhor analogia que podemos fazer com o espírito do ser humano ... sem limites, sem fronteiras, sem definições exactas ... onde o impossível está sempre ao alcance de um pouco mais além ...
klfdçldkfçlk

Sem comentários: