domingo, 1 de fevereiro de 2009

EM BUSCA DE PALAVRAS 57

Como as Mulheres
lkfçldf
dkjdklf
"Um homem regressa a casa e é abordado por dois soldados:
'Onde vais?', pergunta-lhe o soldado.
'Para casa', responde o homem.
O soldado mata-o.
'Porque é que fizeste isso? Ainda faltam 20 minutos para a hora do recolher.', diz-lhe o outro soldado.
'Eu sei. Mas eu sei onde ele mora. Não conseguiria chegar a tempo.'"
Anedota contada por um habitante de Sarajevo, durante o cerco da cidade pelos Sérvios
lkfdç
Goran não tinha mais de 30 anos. Vivia em Sarajevo há vinte e seis. Sarajevo era, portanto, a sua cidade. E, como tal, ofereceu-se para a defender, apesar de nunca ter pegado numa arma antes disso, porque, como referiu, do outro lado estão animais que invadem as casas das pessoas e violam as mulheres, sem razão nenhuma. Goran foi um sniper bósnio durante o cerco de Sarajevo e já lá iam 4 meses quando as suas palavras ficaram gravadas para a posteridade. Antes disso era estudante de Biologia. Agora tinha de matar homens com uma arma, porque se não os matasse, esses mesmos homens matá-lo-iam a ele.
Goran esconde-se no interior de um edifício e aponta a sua mira lá para fora, através de uma janela coberta por um cortinado, espreitando pelo visor e tendo o cuidado de manter o cano da espingarda resguardado no interior da estrutura. Dispara 2 tiros seguidos. Depois, agarra nela com ligeireza e sai disparado a correr, gritando para o jornalista que o filma "We must go! Go! Go! Go!" Mesmo não tendo experiência anterior, Goran rapidamente aprende que um sniper nunca permanece no mesmo sítio muito tempo, o tempo de disparar 2, 3 tiros no máximo. Algures lá fora, já se ouvem os tiros de resposta do sniper sérvio.
Todos dobram a curva do corredor e Goran senta-se numa cadeira que alguém abandonou por ali. Sorri. Olha para a câmara e diz: "When I say 'go', please you stop filming and run. Ok?" Sorri de novo, como a desculpar-se pelo que se passa na sua cidade, como se tivesse vergonha de não poder oferecer uma outra recepção de boas vindas, muito diferente, menos sangrenta e mais apropriada ao visitante - um jornalista francês que recolhe imagens para um documentário sobre o cerco de Sarajevo.
Goran não gosta de matar homens, apesar de serem animais, mas ainda assim são pessoas, diz ele. É um momento terrível, afirma, quando se pega numa arma e se tem de disparar. Depois não consegue prosseguir e afasta-se para chorar, encostado a uma estante.
dkjkld
"O que pensas das armas?", pergunta-lhe o jornalista.
"São como as mulheres. Muito bonitas, muito suaves e muito perigosas."
"Amas a tua arma?"
"Sim."
"Tens a certeza que amas a tua arma?"
"Sim. Mas só quando não tenho de matar com ela."
"O que vais fazer a seguir à guerra?"
Goran ri-se, como se o "a seguir à guerra" fosse algo tão distante e tão impensável que ele nem sequer se permite pensar nisso.
"Vou olhar as estrelas sobre o mar. Todos os combatentes precisam de paz, depois da guerra. Talvez acabe os meus estudos e tente viver normalmente. Se ficar vivo."
Numa outra secção da cidade, Goran observa com um olhar triste e grave um grupo de crianças que brincam com armas reais e fingem disparar. Há pouco tempo, Goran era uma destas crianças, agora abandonou as coisas de criança e fez-se homem.
ldfklçdf
Não sabemos se Goran sobreviveu para terminar o seu curso de Biologia e olhar as estrelas sobre o mar. Desejamos que sim.
lçkfçldkf
O cerco de Sarajevo foi um dos conflitos mais terríveis e sangrentos da segunda metade do século XX. Nele habitantes de uma mesma cidade defrontaram-se durante quase 4 anos. Das 12.000 pessoas mortas e 50.000 feridas, 85% eram civis. Os franco-atiradores pululavam por todos os cantos da cidade e a avenida principal, por ter inúmeros prédios altos, era local de preferência dos snipers, tendo ficado conhecida como a "Sniper Alley". Os habitantes acostumaram-se a correr de um lugar para outro ou a esperarem pela passagem dos camiões da ONU para se protegerem por trás deles. De acordo com dados recolhidos, os snipers foram responsáveis por 1.030 feridos e 225 mortos, 60 dos quais eram crianças.
kjfkldjf
a partir da reportagem do jornalista Philippe Buffon "Sniper: La Mort Au Bout Du Fusil"

Sem comentários: