quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

AS TRIBOS DE ANDRÓMEDA

Aborígenes
dkljkldk

çdjkldj
"Quanto mais sabes, menos precisas."
Provérbio Aborígene
slççs
Os aborgíenes australianos vieram provavelmente da Ásia, há mais de 40.000 anos. Na altura da colonização europeia, no século XVIII, havia cerca de 500 ou 600 grupos distintos de aborígenes que falavam cerca de 200 dialectos diferentes (50 dos quais estão actualmente extintos). Embora culturalmente diversificados, estes grupos não eram entidades políticas ou económicas e não existiam hierarquias sociais ou chefes. Viviam da caça e da colecta e havia grande comércio inter-grupos em todo o continente australiano.
Os aborígenes possuem um intrincado sistema de classificação que define relações de consanguinidade e regula os casamentos. Os Kariera, por exemplo, estão divididos em hordas ou grupos locais de cerca de 30 pessoas, que por sua vez estão divididos em 4 classes ou secções. A pertença a uma secção determina rituais e a posse de território. Em metade das hordas os homens estão divididos entre as secções Karimera e Burun; na outra metade estão divididos entre as secções Palyeri e Banaka. Estas secções são exógamas e as regras que regulam o casamento, a descendência e residência determinam como estas secções interagem entre si: os homens da Karimera devem casar com mulheres Playeri e os seus filhos são Burun, e por aí fora.
Os filhos vivem nas mesmas hordas que os pais, o que faz com que a composição destas alterne em cada geração. Este sistema complexo, requerendo que cada homem case com uma mulher de apenas uma das três secções possíveis, favorece uma rede alargada de relações sociais e cria solidariedade familiar dentro da horda.
Os aborígenes mantêm sistemas elaborados de totemismo (a crença de que existe uma relação genealógica entre as pessoas e as plantas ou animais). Vêem a relação entre plantas e animais totémicos como um mapa simbólico das relações entre pessoas diferentes.
O contacto com os colonos britânicos, a partir de 1788, levou à marginalização económica, perca de autonomia política e morte por doença. A chamada pacificação pela força culminou no final de 1880, conduzindo a uma despopularização e extinsão em massa para alguns grupos. Por volta da década de 40, quase todos os aborígenes tinam sido assimilados na sociedade australiana rural e urbana como mão-de-obra barata, com direitos limitados; muitas crianças aborígenes foram retiradas aos seus pais biológicos e dados a pais adoptivos, para promover a assimilação.
Em 1976 e 1993 o governo australiano promulgou legislação sobre a propriedade, que devolveu aos aborígenes um certo grau de autonomia; também decisões judiciais em 1992, 1996 e 2006 reconheceram a propriedade aborígene e os direitos nativos. O recente incremento da população aborígene reflecte a melhoria das condições de vida e uma definição alargada e inclusiva da identidade aborígene por parte do governo. No entanto, a sua expectativa de vida e as condições de vida médias do aborígene não se comparam aos da maioria dos australianos.
çlkçsdfl
A religião Aborígene é caracterizada pela presença de um deus ou deuses que criaram as pessoas e o ambiente durante um período de criação específico, no início dos tempos. Cada tribo de aborígenes acredita num número diferente de divindades, cuja imagem é frequentemente representada através de uma forma tangível e reconhecível. Pode ser uma característica geográfica, uma imagem, um animal ou uma planta.
Acreditam também que muitos animais e plantas podem trocar de lugar com os humanos através da reincarnação. As divindades aborígenes desempenham muitos papéis e são agrupadas em 3 categorias, podendo cada divindade pertencer a uma ou mais das 3:
* Seres da Criação (seres criadores de algo, seja humano, ou não humano)
* Seres Ancestrais (ancestrais directos das pessoas vivas actualmente, que ensinaram as primeiras populações a fazer armas e ferramentas, caçar animais e recolher alimentos, etc)
* Seres Totémicos (representa a forma original de um animal, planta ou outro objecto, tal qual era no Período da Criação)
A sociedade encontra-se dividida em dois grupos, chamados "moieties", cada um deles com Seres Totémicos específicos. Todas as pessoas pertencem a um ou outro "moiety", que por sua vez estão subdivididos em secções ou subsecções. Todos os indivíduos provêm de pelo menos um Ser Totémico e estes ajudam a definir as conexões e relações de uma pessoa com o mundo, a sua relação com o passado, o presente e o futuro.

Sem comentários: