segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

MORMORIOS DI FIRENZE I

O Canibal - Parte III
çldkfç
fkjkldf
São quatro as razões que tornam Florença a cidade de eleição do Doutor Lecter. Aqui as descreveremos com o máximo cuidado:
1º - Florença cheira bem. É um facto. Por toda a parte do Berço da Renascença paira no ar o odor agradável a massa doce acabada de sair do forno. O apurado, delicado e sensível olfacto do canibal regozija com um deleitamento suave.
Não devemos esquecer também que, para além deste aroma doce e quente, o Doutor Lecter tem a oportunidade de, sempre que assim o deseja, dar uma rápida caminhada até ao número 16 da Via Della Scala, próximo da Piazza di Santa Maria Novella.
jfklsd
ldfkdlç
Sempre que aí entra, o Monstro queda-se durante alguns momentos a observar as cores brilhantes dos frascos de vidro guardados no interior dos dois grandes armários da Farmacia di Santa Maria Novella, e só depois desse momento quase sagrado, em que uma infinitude de moléculas perfumadas lhe penetram o apurado apêndice, é que realiza o seu pedido.
dfkdçlk
klçfld
2º - Os florentinos são fechados e desconfiados. É sempre agradável, pensa o Doutor Lecter, estar num sítio onde nunca nos perguntam de onde viemos e não querem saber para onde vamos. Ele reflecte sobre esta característica e chega sempre à mesma conclusão - esta timidez terá algo a ver certamente com a geografia do local - em Florença todos os lugares vão sempre desembocar em qualquer outro deles, o que evita perguntas desnecessárias.
çlºçfd
fçklºçfd
3º - Florença não é exactamente uma cidade, antes uma galeria a céu aberto da mais refinada arte, por onde nos podemos passear sem pressas, se assim o desejarmos, apreciando cada pormenor atempadamente, reflectindo-o e gravando-o no interior do nosso palácio de memórias até esgotarmos todas as suas possibilidades e antes de prosseguirmos em diante.
lkçlfk

fkllçfd
4º - O Doutor Lecter aprecia particularmente um recanto no coração da Cità Bella onde faz questão de passar sempre que possível, realizando até desvios propositados - a inusitada Piazza Della Signoria. O Doutor acha mesmo que esta Piazza é caracterizada por um fino toque de humor negro, irresistível. Para além de terramotos em igrejas, o Doutor Lecter também tem um gosto particular em coleccionar pedras das estátuas da Piazza Della Signoria. Lá estão Perseus segurando vitorioso a cabeça de Medusa, cujo corpo jaz inerte aos seus pés;
fçlkçlf
lfkçlfd
o romano que rapta a sabina perante o olhar impotente do seu esposo;
klfçl
lfkfçld
a Judite assassinando Holofernes com a sua afiada espada erguida; Hércules atingindo com um cajado o monstro Cacus.
fkdlf
dlfkdlç
Existe uma Piazza exactamente idêntica a esta num dos locais mais importantes e belos do palácio de memórias de Hannibal. A única diferença que existe entre a Piazza Della Signoria florentina e a Piazza Della Signoria Lecteriana, é que nesta última existe mais uma estátua, que foi esculpida no palácio de memórias do Doutor Lecter e colocada no espaço central vazio diante da fonte do Neptuno
fklçldkf
ºçlfdºç
- nela, Hannibal caminha em diante com passo leve e cuidadoso, carregando nos braços o Mel do Leão, enquanto um grupo de javalis sedentos de carne o rodeia.
lfkçldf
ldfkçldf
inspirado no personagem Hannibal Lecter, criado por Thomas Harris e na deslumbrante Florença

Sem comentários: