segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

AS TRIBOS DE ANDRÓMEDA

Blackfeet
dçlfkjçlsd

ksdjfdkls
"The gun that shoots at a wolf or coyote will never again shoot straight."
Provérbio dos Blackfeet
çdlkdlç
Os Blackfeet são compostos por um grupo de três tribos que falam o dialecto Algonkian: os Pikuni (ou Piegan), os Kainah (ou Blood), e os Siksika (ou Northern Blackfoot). Viviam originalmente em bosques, mas ao longo dos tempos estabeleceram-se nas pradarias da bacia superior dos rios Missouri e Saskatchewan, caçando búfalos e outro tipo de caça grossa. No século XVIII tinam já adquirido cavalos e armas e puderam usá-los para expandir o seu território à custa de tribos vizinhas mais fracas, como os Shoshonis e os Flatheads. A sua força era de tal ordem que conseguiram evitar 3 tentativas de invasão por parte dos Europeus durante as primeiras décadas do século XIX. No entanto, algumas doenças, sobretudo a varicela, e a fome dizimaram a sua população na segunda metade do século, de modo que por volta de 1909 apenas restavam 4.365 Blackfeet. Para além disto, os Blackfeet perderam vastas áreas de território para o governo dos EUA, a que se seguiu a deslocação para reservas onde sobreviviam através da agricultura e criação de gado. Este estilo de vida e o impacto das missões Cristãs contribuiu muito para eliminar as tradições da nação Blackfeet. Actualmente os Blackfeet continuam a viver em reservas em Alberta e Montana.
dfklj
Os Blackfeet acreditam numa força sagrada que permeia todas as coisas, representada simbolicamente pelo sol, cuja luz sustenta tudo. A lua, a estrela matinal e certos animais como as águias, ursos, búfalos, marmotas e castores são considerados como detentores de poderes sagrados. Outro símbolo do poder sagrado é o feixe medicinal. A sua origem foi uma visão aparecida a um jovem rapaz de um espírito sobrenatural que o instruiu a recolher certos objectos e guardá-los devido ao seu poder sagrado intrínseco. O recipiente da visão também foi instruído a proceder a certos rituais sagrados.
Para além dos feixes possuídos por indivíduos, existiam também feixes colectivos. Exemplos destes eram o feixe da Dança Solar, o do Castor e o do Cachimbo Medicinal. Acreditava-se que os rituais complexos associados àqueles providenciavam benefícios gerais à tribo, como alimentos ou curas. A vida religiosa tribal era também caracterizada por cerimónias precedidas por rituais purificadores. A cerimónia mais importante era a Dança do Sol, executada no Verão, com o objectivo de permitir a renovação do mundo.

Sem comentários: