domingo, 6 de dezembro de 2009

MURMÚRIOS DO PARAÍSO V

Os Conquilheiros
FSDFD

jfoif
Os conquilheiros são rapazes novos e atrevidos. Pedem a praia emprestada aos pescadores. Na hierarquia do areal, eles ocupam o terceiro lugar, a seguir às gaivotas e aos homens do mar.
Invadem a praia apenas na maré rasa, quando está bom para a apanha da conquilha.
çdfºçlfds

çlºçfd
Solitários ou em pequenos grupos de três ou quatro, os conquilheiros varrem a orla marítima com as suas redes riscadas presas a varões, tocando a música cadenciada da pesca dos bivalves esquivos. Com a rede presa à cintura, escavando o fundo marinho, e o varão seguro pelas mãos entre as pernas, movimentam-no de forma cadenciada para a frente e para trás, numa dança que mimetiza a sexual, parecendo que agarram o seu membro masculino e se masturbam ritmadamente.
lfºçlf

dflºçdsf
Esta analogia não é de todo inapropriada. Os conquilheiros têm veia atrevida e resposta pronta na ponta da língua. Subtileza é coisa que não conhecem e galam as mulheres com as armas todas que têm à mão. Com efeito, são tão directos que acabam por se tornar atraentes porque autênticos.
ºdfçldº~s

çfldºçs
A autora deste texto (que já foi galada por alguns) também sempre os achou românticos, pese embora a consciência de se saber sozinha nesta impressão. Recortadas contra a luz solar, as suas silhuetas negras emergem da água como neptunos empunhando os seus tridentes sobre a espuma branca. Carregam depois o saque e espalham-no na areia para escolher o manjar dos deuses, envoltos por nuvens rasteiras de gaivotas famintas.
çfdlºçdsf
çdlfºdçsf
Chegam e partem em bicicletas ligeiras, deixando rastos dentados na areia molhada.
dçklçdl
çdlkjdçl
Os mais antigos vestiam botas negras de borracha até à coxa. Os mais novos já evoluiram para fatos de borracha modernos até meio da perna, por cima de duas camadas de roupa. Mas todos sofrerão do mesmo reumático, chegada a velhice, porque todos partilham o mergulho contínuo na água gelada dias a fio, meses a fio, anos a fio.
Os conquilheiros são divertidos e atrevidos e roubam a praia aos turistas, aos pescadores e às gaivotas. E desenham poesia na baixa-mar.
çldkdçl

Sem comentários: