domingo, 4 de janeiro de 2009

As Palavras Que Sempre Te Direi
çdlfºçdsl
"Podemos morrer se apenas amámos." - Bernardo Soares (Fernando Pessoa)
gkfkg
Em conversa recente sobre o amor, o meu interlocutor ofereceu-me provavelmente a melhor definição que já ouvi desse sentimento. Tão simples, como são as coisas certas - Amor é quando tu queres que a outra pessoa seja feliz, independentemente de estar ou não contigo.
É verdade. O amor é isso mesmo. É querer toda a felicidade do mundo para o nosso amor, mesmo que não seja possível partilhá-la com ele. Amor não é "e agora que já não estás comigo, quero que ardas no inferno.", como tantas vezes acontece.
lfkçldk
Amei. Sei, porque passam os anos, passam os homens e, no entanto, ele permanece. Não se trata de uma escolha. Não faço para que isso aconteça, ou que não aconteça. É assim. Simplesmente. Também não serei masoquista ou mártir. Isso não me impedirá de amar outras pessoas. E mesmo voltando a amar com a mesma intensidade, isso não apagará nunca este amor. Amei esse homem, amo-o e amá-lo-ei para o resto da minha vida. Sei isso, como sei que respirarei até ao dia em que morrer. Não é uma tragédia. Pelo contrário. O amor é eterno e infinito. É com ele que continuo a aprender isso todos os dias.
çfçkld
Outros passaram pela minha vida. Outros passarão, certamente. Uns são-me agora indiferentes. Pouco me importa se serão felizes ou não. A outros desejo-lhes que alguém brinque com a sua vida exactamente como brincaram com a minha, quando por ela passaram. Nada de hipocrisias, ou de falsas dignidades. Porque me magoaram. Porque não os amei, é simples. Nem eles a mim. Que a roda da vida lhes dê o que merecem. Também eu terei magoado quem não amei. E a vida já se encarregou ou encarregará de mo relembrar.
lfklçdkf
Ao meu amor, porém, desejo-lhe tudo de bom que a vida lhe puder oferecer. Ao meu amor desejo-lhe outro amor, a felicidade e a alegria, a abundância, a paz, a serenidade, a excitação, o melhor da vida. Mesmo que não comigo. Sei que também ele me deseja igual. E sei que o nosso desejo é irreal, utópico, ingénuo. Porque a vida é sofrimento, com lampejos de felicidade. E sei que quando ambos nos tivémos próximos, éramos demasiado novos para entender a raridade do que tivémos. Julgávamos que iria acontecer mais vezes, poucas talvez, mas algumas. Amadurecemos e percebemos que não. Que fomos uns felizardos. Que tivémos aquilo que muita gente procura por vezes uma vida inteira, sem nunca o encontrar. E que se acontecer de novo, é uma sorte, uma benção preciosa.
gfkhçglh
Por isso, meu amor, estas são as palavras que sempre te direi, quer as leias ou não, quer as ouças ou não. Que te amei, que te amo, que te amarei, haja o que houver. Que sempre me deste tudo o que pudeste e sabias. Que eu sempre te dei tudo o que pude e sabia. Que sempre que de ti me recordo é com o sorriso mais doce e palpitante como o mar, sem qualquer mágoa, ou dor, ou amargura. Que quanto mais vida passa por mim, mais certeza tenho disto. Que não me esqueço do que via sempre que mergulhava nos teus olhos - o amor. Que o meu coração transborda ainda com esse amor. Que te desejo toda a felicidade do mundo.
fkjgkj
São estas, meu amor, as palavras que sempre te direi.
Para ti, Paulo.
klgjkl

5 comentários:

Leonor disse...

Um post que me atravessa e ao qual não consigo ficar indiferente.
Porque há, de facto, coisas que nos permanecem, sem drama e no entanto, de forma genuína, num quase fazer parte da mobília de que somos feitos.
Gostei muito.

Um beijinho

Andrómeda disse...

Obrigada por teres gostado :)
Foi escrito com o coração nas mãos.
Beijinho tb.

Dry-Martini disse...

Simplesmente amei... Cada palavra, ao ponto de me apetecer "confisca-las" todas, apesar de não ser uma palavra que condiga com Amor.

É bom saber que já amaste plenamente. É o melhor que a vida tem, mesmo que por vezes magoe um pouco, mesmo qie por vezes só nos reste o desejo sincero de felcidade para o nosso amor. Mesmo que por vezes só nos reste as palavras. As palavras que sempre te direi .)

Simplesmente, amei .)

XinXin

Andrómeda disse...

Tks, Merlin :)

Dry-Martini disse...

Não precisas agradecer, é simplesmente sentido .)

XinXin

PS: Tem toda a razão, devia ter pedido emprestado, mas puz entre "comilhas" e foi por ter gostado tanto .)