segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

PALAVRAS ESTÚPIDAS 45

K sozhaleniyu, ya poka ne govoryu po russki*
lkdsçlkd

fddçklf
Se há língua que me põe completamente maluca é o russo.
Não sei porquê ... já tentei analisar isto do ponto de vista racional - serão aqueles sons "ch" sussurrados, aqueles "ts" e "rs" seguidos de forma tão contundente, aqueles "ns" seguidos de "is" tão doces? será que porque sempre que ouço russo é da boca de homens possantes e grandes, umas autênticas bestas, invariavelmente agentes do ex-KGB, militares ou primeiros-ministros da Rússia que não estão para brincadeiras? será porque os russos têm sempre aquele ar de quem não brinca em serviço em circunstância alguma? Talvez ...
O que sei é que quando ouço russo, fico doida! cheia de calores! com arrepios a treparem-me pela espinha acima. O mesmo se passa quando um russo fala inglês ou português com aquele sotaque. Epá! eu chego a ficar escondida em esquinas onde há obras a decorrerem, só para ouvir aqueles trabalhadores ucranianos a falarem.
E quando o Putin aparece a falar na TV? Pára tudo! Eu quero lá saber que o homem esteja a dizer que vai invadir a Tchéchénia (reparem bem no som maravilhoso desta palavra - Tché-tché-nia ... e em russo pronuncia-se Tché-che-nia) pela milésima vez e que vá provocar um massacre, quero lá saber que o homem seja um filho da mãe! Mas é um filho da mãe russo! que fala russo! Também não percebo nada do que o homem está p'ráli a dizer, portanto é-me igual ao litro! É que até podia estar a dizer "Mártovski, filha, vuoute piersieguir tôda a vieda e vuoute métier uma grâniada na buouca" Quero lá saber! Desde que continue a falar assim, é que pode vir com as granadas todas que lhe apetecer!
E a maneira como eles dizem Putin? maravilhoso som! é que eles não dizem Vladimir Putin, eles dizem Vlâdimier Puôta :) Isto é absolutamente extraordinário!
E até digo mais, se o Putin alguma vez me falasse ao ouvido assim, eu oferecia-me para invadir a Tché-che-nia sozinha! É que nem pensava duas vezes. Aliás, pensar? a língua russa não foi feita para pensar, foi feita para ... para ... para ... opá para outras coisas, percebem? E os caracteres que aqueles gajos me inventaram, pá? Sexys como o caraças. Aquelas linhas rectas e aquelas letras ao contrário, que não lembram ao diabo. Esta língua não é uma língua, caraças! Esta língua é um pecado, o 8º.
ldkfçld
E agora, se me dão licença, enquanto o senhor aí em baixo fala, eu vou ali acalmar-me e já venho porque senão o écran vai ficar cheio de baba ...
dfkjdf
djfkldf
P. S. Um brinde com vôdka à Mãe Rússia, aos seus filhos russos e a todas as palavras, sinais de pontuação e regras gramaticais russas! Za Zdorovie! Za Zdorovie! Za Zdorovie! Hicup! Trááááás!!!! (isto foi o som do meu shot de vôdka a ser lançado para trás das costas com emoção, entusiasmo e paixão)
dlfkçldkf
* Tradução do título deste post: "Infelizmente, ainda não sei falar russo"

Sem comentários: