sábado, 24 de janeiro de 2009

MURMÚRIOS DE LISBOA LXXVII

O Canibal
lkdjfl


Borboleta - Jardim Botânico
dçlfdçlk



Discover Howard Shore!
dçlfj
kjglfjgkjf
p+tgg
"First principles, Clarice. Simplicity. Read Marcus Aurelius. Of each particular thing ask: what is it in itself? What is its nature?"
dksç
Tenho um segredo. Sei onde está um dos 10 Most Wanted Fugitives procurados pelo FBI. Em Lisboa. Vi-o ontem. Entrou no autocarro e saiu na estação de comboio. Vinha vestido com umas calças de ganga azul céu e um kispo com duas riscas grossas, uma encarnada, outra azul. Trazia um boné de pala preto enfiado na cabeça, que lhe tapava parcialmente o rosto. O seu cabelo está todo branco, mas a sua expressão continua idêntica. Já fez a cirurgia à mão e, portanto, tem novamente 5 dedos completos.

Mas a mim não me enganou. Os mesmos olhos azuis claros que se abrem como lagos de águas gélidas para um abismo incompreensível, sem fim. A mesma linguagem corporal lenta mas ligeira, como um réptil que se move com a preguiça do sol e logo dispara um gesto inesperado e mais rápido que a cautela possa adivinhar. O mesmo estranho voltear do pescoço para os lados, como se nos estivesse sempre a avaliar o potencial nutritivo numa dieta exigente.
Se dúvidas houvesse, foram totalmente varridas quando demorou o olhar num restaurante por onde o autocarro passava. Observou os convivas, refastelados nas mesas com os seus manjares fumegantes a despertarem os sentidos. Fixou os lagos gélidos em alguns dos que disfrutavam do último repasto do dia. E deixou-os permanecer aí mais uns momentos do que o estritamente necessário.
Observava também com interesse as ruas por onde o autocarro ia passando. Decorava itinerários, memorizava pontos-chave, decidia rotas, presumo. Ou simplesmente escolhia presas?
lkgçlfkg
No dia seguinte o inesperado aconteceu. Alguém se sentou ao meu lado. Distraída com a música, apenas senti o seu cheiro intenso e reparei na presença de um corpo enorme, entroncado. Só me apercebi que era ele quando se levantou, se dirigiu à porta e saiu novamente na estação de comboios. No dia anterior, porque estava afastada, não tinha tido a noção de que era tão grande. Saiu ligeiro, apesar dos cabelos brancos. Antes de sair o seu olhar azul gélido passou pelo meu e um arrepio percorreu-me a espinha.Terá escolhido a sua próxima vítima?
Cuidado, preciso ter muito cuidado. Anda um Canibal à solta em Lisboa. O seu nome? Dr. Hannibal Lecter, M.D.

Sem comentários: