sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

NOTORIOUS NUMBERS

8 1/2
O Número Absurdo
LFDKÇL


ÇLFKDLÇF
Não é fácil entender Fellini. No entanto, e falando por experiência própria, vi 2 ou 3 filmes dele ainda muito jovem e o que aconteceu foi que, embora a minha parte intelectual não tivesse entendido muitas coisas, a criança que eu era ficava fascinada com tudo aquilo, sem saber exactamente porquê. Em adulta percebi que se deixar a parte emocional ou "infantil" com rédea solta, é a melhor maneira de absorver Fellini e o seu universo estranho, encantado, burlesco e absurdo, afinal, o universo infantil que todos habitamos no princípio da vida. É essa a magia de Fellini.
lkçldk
8 1/2 conta a história de um realizador que acabou de ter um êxito tremendo com o seu último filme, mas que não faz ideia do que vai fazer a seguir para igualar o seu sucesso. É, no fundo, a história do momento que o próprio Fellini passava naquela altura, tendo acabado de realizar La Dolce Vita. Enquanto Guido, interpretado por Mastroianni, se debate com o seu bloqueio, uma série de flashbacks, sonhos e fantasias misturam-se na sua memória, sem se ter a certeza do que é realidade ou ficção. 8 1/2 é uma alegoria fabulosa ao próprio cinema e a quem dele faz a sua vida. O British Film Institute classificou-o como o 3º melhor filme de todos os tempos.
ldkçld
Porquê o título 8 1/2? Porque Fellini tinha realizado até à data 6 longas metragens, 2 curtas metragens e uma colaboração com outro realizador, que contava como a metade de 8 1/2.
çflºçdf


2 comentários:

Leonor disse...

Interessantíssimo ... já aprendi qualquer coisa hoje ...

Andrómeda disse...

Sempre feliz por poder realizar serviço público :P