quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

NOTORIOUS NUMBERS

66
O Número do Asfalto
DKJFKL

DFKJLDF
John Steinbeck, no seu romance "As Vinhas da Ira", chamou-lhe The Mother Road, prestando homenagem à estrada que foi durante muitos anos considerada a Estrada Principal da América. Era natural - este romance conta os anos da Grande Depressão, altura em que a estrada foi uma rota privilegiada pelos milhares de imigrantes que rumavam ao Oeste em busca de melhor sorte.
Começava em Chicago, atravessava os estados de Illinois, Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas, Novo México, Arizona e Califórnia, e terminava em Los Angeles percorrendo 3.940 km.
Construída em 1926, pavimentada em 1938 (antes disso o seu piso era gravilha e terra batida) e desactivada em 1985, a Route 66 constituiu uma via de comunicação importantíssima, pois o seu traçado e o seu perfil muito plano tornavam-na ideal para servir as rotas de transportes de mercadorias e pessoas através dos EUA. Foi também o berço dos restaurantes de fast-food, tendo o primeiro McDonald's surgido em San Bernardino, um dos pontos de passagem da estrada.
Hoje em dia tem o estatuto de "Histórica" e é um verdadeiro mito da cultura americana, tendo inclusivamente sido cantada por inúmeros músicos, sendo a versão mais famosa certamente a de Nat King Cole. Está intimamente associada a diversos ícones da cultura popular americana, tais como os camiões transcontinentais, o corvette, as choppers, etc.
O número 66 foi escolhido por se achar que seria fácil de memorizar e agradável ao ouvido.
dçlfkçdl

Sem comentários: