domingo, 24 de janeiro de 2010

AS TRIBOS DE ANDRÓMEDA

Iroquois
ºçfld

dlfkdç
"You shouldn't slaughter more than you can salt."
Provérbio Iroquês
çºlçdf
O território original dos Iroqueses foi a parte norte do estado de Nova Iorque, entre as montanhas Adirondack e as Cataratas do Niagara. Através de conquistas e migrações, ganharam controlo da maior parte do Nordeste dos EUA e do Leste do Canadá. No seu apogeu, em 1680, o império dos Iroqueses estendia-se para Oeste, desde a margem norte da Baía de
Chesapeake, através do Kentucky, até à união entre os rios Ohio e Mississippi; pelo norte, seguindo o rio Illinois, até ao sul do Lago Michigan; para este, através do sul do Michigan, sul do Ontario e partes adjacentes do sudoeste do Quebec; e finalmente pelo sul através do norte de New England, a oeste do rio Connecticut, através dos vales Hudson e norte do Delaware, Pennsylvania e de volta a Chesapeake.
Durante os 100 anos que precederam a Revolução Americana, guerras com as tribos Algonquin aliadas dos franceses e a colonização britânica, empurraram os Iroqueses de regresso às suas fronteiras originais. A sua decisão de apoiarem os Ingleses durante a Guerra Revolucionária, revelou-se um desastre. A invasão americana ao seu território em 1779 empurrou muitos dos Iroqueses para o sul do Ontário, onde têm permanecido desde então. Com grandes comunidades Iroquesas localizadas ao longo do norte de St. Lawrence no Quebec, quase metade da população Iroquesa tem habitado o Canadá desde então.
Nos EUA, grande parte do território Iroquês foi adquirido por especuladores de terras em Nova Iorque, numa série de tratados que se seguiram à Revolução. Apesar disto, a maioria dos Seneca, Tuscarora e Onondaga evitaram a extradição durante a década de 1830 e permaneceram em Nova Iorque. Permanecem de igual modo a habitar este estado grupos significativos de Mohawk, Oneida, Cayuga e Caughnawaga.
lçdklçdf
O mundo sobrenatural dos Iroqueses incluía numerosas divindades, a mais importante das quais era Grande Espírito, responsável pela criação dos seres humanos, plantas e animais e as forças do bem na natureza. Os Iroqueses acreditavam que Grande Espírito guiava indirectamente as vidas do comum dos mortais.
Outras divindades importantes eram Thunderer (Trovejador) a as Três Irmãs, os espíritos de Maize, Beans e Squash.
Em oposição a Grande Espírito e outras forças benéficas, encontravam-se Espírito Maléfico e outros espíritos menores, responsáveis pelas doenças e outras más-fortunas.
De acordo com as lendas Iroquesas, os seres humanos comuns não conseguiam comunicar directamente com Grande Espírito, mas podiam fazê-lo indirectamente queimando tabaco, que carregava as suas preces até aos espíritos menores benévolos. Os Iroqueses consideravam os sonhos como sinais sobrenaturais importantes e era dada grande importância à sua interpretação. Acreditavam que os sonhos expressavam os desejos da alma e como resultado, o cumprimento de um sonho assumia uma enorme importância para o seu protagonista.
Não havia especialistas religiosos. No entanto, existiam especialistas femininas em part-time, conhecidas como as guardadoras da fé e cuja principal responsabilidade era organizar e conduzir as principais cerimónias religiosas. Estas guardiãs da fé eram nomeadas pelos anciãos e tinham enorme prestígio.
Em tempos históricos, os Iroqueses enterravam os seus mortos na posição sentada, na direcção leste. Após o enterro, um pássaro capturado era libertado, acreditando-se que carregaria o espírito do defunto. Os Iroqueses acreditavam que após a morte, a alma embarcava numa viagem e numa série de aventuras que terminavam na terra dos mortos, no mundo do céu.

Sem comentários: