quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

EM BUSCA DE PALAVRAS 96

Violência
dskjfdkl´

dklfjdl
Que mecanismos despertam a nossa agressividade?
O sociólogo norte-americano Erich Fromm, no seu livro "Anatomia da destrutividade humana" define dois tipos de violência, uma esquematização apoiada pela maioria dos estudiosos:
1. Violência Compulsiva - o nosso corpo está geneticamente programado para ela; é a que compartilhamos com os animais; um impulso instintivo de atacar que surge quando sentimos que a nossa sobrevivência está em perigo
2. Violência Humana - exclusiva das pessoas; não tem base genética e a sua única finalidade é sentir satisfação; a este tipo de violência devem-se a maioria dos actos criminais e de vandalismo que acontecem
kdjlfsk
Maioritariamente, os protagonistas de episódios violentos, como assassínios, violações e maus-tratos, são pessoas com perturbações mentais. Mas isto não significa que todas as situações de perturbação mental sejam associadas à violência. Há pessoas que têm episódios de violência associados a situações de tensão extrema, que habitualmente são pacíficos e sem nenhuma perturbação mental específica.
A agressão maligna não é instintiva mas adquirida, é o que pensam a maioria dos estudiosos. As sementes da violência semeiam-se nos primeiros anos de vida, cultivam-se e desenvolvem-se durante a infância e começam a dar frutos malignos na adolescência.
No entanto, estudos recentes com animais outorgam uma possível origem biológica aos comportamentos agressivos:
* Lesões no lóbulo frontal do cérebro
* Lesões no lóbulo temporal
* Diminuição do óxido nítrico
* Carências enzimáticas
lkfdlç
Apesar de deixarem os cientistas cépticos, uma vez que defendem que a conduta humana é decisivamente influenciada pela aprendizagem cultural, não obstante, estes estudos são interessantes e poderão explicar alguns comportamentos desviantes que a ciência ainda não consegue deslindar, como é o caso das características muito próprias dos assassinos em série. Existem teorias que defendem que, assim como há casos raros de pessoas que nascem sem o sentido do tacto, por exemplo, também há casos em que as pessoas nascem sem conseguirem sentir qualquer tipo de emoção. Desta forma, a única maneira que encontram para conseguir sentir algo são experiências extremas, como provocar a morte a animais ou pessoas. Por sua vez, este tipo de comportamento torna-se um ciclo vicioso porque, exactamente como uma droga, uma vez praticado o primeiro crime, o organismo pede mais e mais intenso.
Esta é uma das explicações possíveis para o comportamento obssessivo e psicótico dos assassinos em série, que vão progredindo e refinando os seus crimes ao longo do tempo.
Outra teoria interessante defende precisamente que poderão existir indivíduos que nascem com determinadas áreas cerebrais defeituosas e, por isso mesmo, estarão mais propensos a actos violentos contra os quais não possuem qualquer tipo de consciência moral.
dlfkçldf
A violência constitui uma das três fontes principais de poder humano; as outras 2 são o conhecimento e o dinheiro. Mas a violência cruel é a forma mais baixa e primitiva de poder e ao mesmo tempo a mais acessível a todos.
çldkfçl
baseado n' "Os Filhos da Ira" - Revista Quo

Sem comentários: