terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

AS TRIBOS DE ANDRÓMEDA

Mojave
dflçk

çfgl
Antes do aparecimento dos Europeus no século XV, os Mojave eram a maior população humana que habitava o Sudoeste do Continente Americano, estando divididos em 3 grupos: os Maya Lyathum do Norte, os Hutto Pah do Centro e os Kavi Lyathum do Sul. Todos ocupavam um território que se estendia desde Black Canyon até ao vale Mojave e as montanhas Picacho.
Eram chamados Aha Macav (aha = água; macav = ao longo de), ou Pipa Aha Macav (o povo ao longo do rio) e consideravam o rio como a fonte de todas as coisas vivas, como vem relatado no seu mito da criação.
Não foi assinado nenhum tratado com os Mojave relativamente ao seu território originário. Os EUA assumiram simplesmente a propriedade das terras.
çdsfjsd
Eram um povo profundamente espiritual, tendo os sonhos (su' mach) uma importância enorme, tanto que praticamente todos os aspectos das suas vidas, incluindo o amor, as canções, a guerra, a política e a medicina eram governados pelos sonhos: acreditavam que os sonhos lhes permitiam regressar ao início dos tempos e adquirir a sabedoria de Mastamho, o Grande Espírito e Criador, que tinha ensinado à tribo os seus modos de vida e os nomes para todas as coisas, incluindo os nomes dos clãs - estes últimos tinham nomes derivados do Sol, das nuvens e outros elementos da terra e do céu. Os Mojave também acreditavam que através dos sonhos adquiriam poderes individuais ou talentos especiais, que os ajudariam a tornarem-se melhores pessoas.
Embora a sua estrutura social fosse patrilinear, ou seja, a sua linhagem provinha dos nomes dos pais dos clãs, apenas as mulheres usavam o nome do clã. A lideranla Mojave era dividida entre os líderes dos 3 grupos e um Chefe hereditário ou "Aha Macav Pina Ta’ahon".

Os Mojave praticavam agricultura, sobretudo de feijão, milho e abóboras. Dominavam a técnica da irrigação, conduzindo a água desde o rio para os seus jardins. Também praticavam pesca usando redes e caçavam animais de pequeno porte montando armadilhas. Embora sedentários, aventuravam-se frequentemente para longe dos seus povoados para realizarem trocas de bens com outras tribos da Costa do Pacífico.
Os Mojave utilizavam tatuagens na pele do rosto.
Quando alguém morria, era cremado juntamente com os seus bens pessoais e outras oferendas dos familiares.

Sem comentários: