terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

MURMÚRIOS DO PARAÍSO XIII

Camaleões e Helicópteros
ksf

çdlkfl
Dos Camaleões já só reza a história.
Quando era miúda, apareciam no jardim de vez em quando, mais vezes do que as que ela desejaria, mudando do verde folha para o cinzento pedra, em cima do parapeito. Causavam-lhe pavor. Asco.
çlklk

lçk
Os répteis, ou por caminharem com a lentidão da lesma ou logo com a rapidez da formiga, causam-lhe arrepios. E reflecte. Que provavelmente é esta a razão pela qual os répteis constituem desde tempos imemoriais um dos terrores favoritos e universais da humanidade - porque ao se moverem a velocidades e ritmos diferentes daquela, lhe causam uma inconsciente repulsa inexplicável - aquilo é diferente de mim, muuuuito diferente de mim.
~ºç~çº
kçl
O empreendimento imobiliário desregrado deu cabo do periclitante habitat dos camaleões e, hoje em dia, aquela que foi em tempos a maior colónia europeia destes lagartos de cauda enrolada esvanece irremediavelmente.
Nunca mais os viu no jardim. E sente saudades do que a arrepiava. Saudades de ver um camaleão no muro, tornar-se do verde folha para o cinzento pedra e depois para o castanho tronco. Brrrrrr.
.jlkj

dfkdk
Já os helicópteros, talvez porque voem, estão vivos e de boa saúde. Recomendam-se. Costumam aparecer nos dias de muito calor ou durante as marés vivas. São infalivelmente belos e delicados, rápidos e esquivos. Ora aqui, ora ali, ora mais além, ora ... onde está? Varrem a orla costeira em formação de reconhecimento no seu vietnam liliputiano. Pousam apenas segundos, para alarem disparados para parte incerta. A sua vida é tão efémera que provavelmente um segundo na vida de um helicóptero equivale a um mês da nossa.
çllkçl

jlkjk
Quando há vento, agarram-se desesperadamente a um pau espetado na areia e ficam ali a lutar com Eolo, como se enfrentassem um furacão de proporções bíblicas.
São verde-safira, amarelo-topázio ou encarnado-rubi, pequenas pedras preciosas do areal, com asas transparentes e nervadas. Ela chama-lhes helicópteros desde pequena. Mas o seu verdadeiro nome é libelinhas.

Sem comentários: