quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

MURMÚRIOS DO PARAÍSO XI

O Guadiana
sjklsdf

sdçfdskl
O Guadiana separa duas tribos que se conhecem desde tempos imemoriais, mas que são muito diferentes.
jlkj
ºklçl
O Guadiana é o rio mais próximo do Paraíso e, por isso, nas suas águas todas as mulheres são sereias, todos os cavalos são marinhos, todas as alforrecas são medusas encantadas, todos os botes de pescadores são naus aventureiras de tempos idos, todas as algas são tesouros esquecidos, todos os peixes são neptunos dançarinos e todos os pescadores príncipes aquáticos.
ºçlçº
ºçlºçl
O Guadiana é manso, como tão bem disse Lutegarda Guimarães de Caires, a poetisa da Vila Real:
“É que não há um céu de tal ‘splendor
Nem rio azul tão belo e prateado
Como o Guadiana, o meu rio encantado
De mansas águas suspirando amor!”
~ºç~ºç
ºlç
Mas quando tempesta, o Guadiana transforma-se num manto cinzento de agitação, escondendo histórias turbulentas nas suas profundezas. Como a daquele navio que lá ficou encalhado durante anos a enferrujar, sem que ninguém quisesse saber dos seus segredos. Como as histórias dos namorados que à sua beira passeiam e lhe segredam interdições. Como a dos botes que pela calada da noite trocam substâncias proibidas entre uma margem e outra. Ou como o lamento irado e antigo dos etarras que lutam pela sua independência do outro lado da margem.
lºl
çºlºç
O Guadiana atravessa-se no ferry, agora em passeio turístico descansado e espaçado, porque a ponte lá ao fundo aliviou a concentração de gentes. Mas a autora destas linhas ainda se lembra de quando, menina, se tinha que esperar em filas intermináveis para atravessar o rio e de como até havia quem saltasse lá para dentro já as comportas estavam fechadas, na ânsia dos caramelos além-fronteira.
çlºl
lºç
O Guadiana é muito mais calmo que o mar onde desagua, mas não menos prolífico em histórias de embalar.
lºçç

2 comentários:

Dry-Martini disse...

Já vi que a Canon tem sido usada :)
Temos que falar sobre isso

XinXin

Andrómeda disse...

Temos que falar sobre muita coisa...
Bjs