domingo, 21 de fevereiro de 2010

AS TRIBOS DE ANDRÓMEDA

Mohawk
dlkfdçlf

dsçfkds
"A good chief gives, he does not take."
Provérbio Mohawk
çlfºçdfl
Os Mohawk que significa "comedores de homens", são uma das tribos que fazem parte da confederação Iroquesa. Auto-intitulavam-se Kaniengehaga, ou "pessoas do lugar do sílex".
Os Mohawk são constituídos por apenas 3 clãs, o Clã do Urso, do Lobo e da Tartaruga.
Até ao século XVII os Mohawk envolveram-se em variados confrontos com outras tribos, tendo sido praticamente extintos por diversas vezes. Quando os Holandeses chegaram ao Continente Americano forneceram armas de fogo aos Mohawk, de forma a que estes pudessem caçar de forma mais eficaz os castores e obter as suas peles para comércio. O uso de armas possibilitou aos Mohawk a conquista dos seus adversários, os quais aterrorizaram com estas novas armas e o seu som devastador. Os Mohawk tornaram-se adversários formidáveis e vencedores em quase todas as batalhas em que se envolviam de modo que, por volta do ano 1660 as conquistas dos confederados Iroqueses se estendiam por cerca de 2400 km de território. Por esta altura, os Mohawk constituíam-se apenas por 500 guerreiros.
Em 1630 os Mohawk começaram a vender as suas terras aos Holandeses. No início da Revolução Americana, os Mohawk tomaram o partido dos Ingleses e no final a grande maioria deslocou-se para o território Canadiano, onde residem desde então em terras concedidas pelo governo britânico. Existe também uma grande comunidade Mohawk no estado de Nova Iorque.

A comunidade de Nova Iorque foi fundada devido a um facto curioso - entre as décadas de 1930 e 1970, muitos índios Mohawk e outros membros da confederação iroquesa foram utilizados como trabalhadores na construção dos grandes arranha-céus de Manhattan, que inlcuíram o Empire State Building, algumas pontes e as extintas Torres Gémeas. Isto deveu-se ao facto de os Mohawk não temerem as alturas ou condições de trabalho perigosas.
djkfkldjf
Os Mohawk acreditavam que os espíritos estavam em todo o lado e no interior de todas as coisas naturais. Os espíritos do Céu existem sob a forma de vento, trovão, sol, lua e estrelas. Os espíritos da Terra estão nas plantas e animais. Esta força espiritual era chamada orenda e controlava o tempo e todas as coisas vivas. O Senhor da Vida estava em constante luta com o seu irmão maléfico, Sílex. Ambos equilibravam o mundo. Tudo era bom e mau.
Uma vez que havia espíritos nos animais, quando alguém matava um animal, os Mohawk rezavam para que o seu espírito pudesse renascer numa vida melhor. Os caçadores tentavam pensar como o animal que perseguiam, para melhor compreenderem onde este se esconderia e onde poderia viver.
Os sonhos eram muito respeitados pelos Mohawk que os consideravam desejos da alma e, portanto, que deviam ser sempre concretizados. Qualquer coisa que uma pessoa sonhasse, significava que lhe iria acontecer na realidade. Os Mohawk faziam Apanhadores de Sonhos (dream catchers) para os seus filhos e casais. Estes serviam para prender os maus sonhos e deixar os bons sonhos passar.

Sem comentários: