quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

MORMORIOS DI FIRENZE VI

O Canibal - Parte IV
kjfklsd


fldlsf
Hannibal percorreu a margem oposta do rio e deteve-se nas pequenas coisas. Um candeeiro com pés de leão, uma velha estátua esquecida num canto secreto, uma aguarela de um dos muitos artistas que ocupavam o corredor de arcadas à beira do rio que ia desembocar na ponte.
kfjlkdf

flgkfkg
O segredo da vida, pensou, está nos pequenos detalhes. É aí que ela acontece à velocidade de Einstein e com a minúcia de Planck, sem que a possamos deter. Quando chega até nós, a vida vem lenta, cansada, preguiçosa. E se não soubermos interpretar os pequenos sinais, não sabemos viver.
fglççºdfg
fglºfg
Atraessou a Ponte Vecchio e inspeccionou vagarosamente as montras. Uma multidão de turistas aglomerava-se junto ao busto de Cellini, onde no gradeamento baixo que o rodeava os pares de namorados penduravam cadeados com os respectivos nomes, na esperança de que o amor durasse para sempre.
ghklçfg
klçdfk
Nem sequer sorriu. Hannibal nunca sorri, muito menos quando se detém no vulgar. Os seus olhos cemicerraram-se e pareceram ficar ainda mais azuis, como se tivessem sido feitos do mesmo vidro azul pisado que decorava um dos painéis de uma das várias ourivesarias ao longo da Ponte.
fºçd~çºf
º~fç~f
Miseráveis vidas consumidas por desejos absurdos, irrealizáveis. A maioria, senão todos aqueles pares, teria o fim destinado a todas as coisas nesta vida - lento e inexorável. Voltou costas ao mesquinho vulgar e estudou com atenção um dos anéis expostos na montra da ourivesaria. Era um simples aro de ouro de duas voltas entrelaçadas. Ele sabia que era muito arriscado. A marca do ouro dar-lhe-ia facilmente a localização da loja, mas mesmo assim queria fazê-lo.
fçºdfç

fº~lçº~f
Poucas coisas eram eternas. Misha era eterna. Não fora Marguerite Duras quem o dissera? - Que os pássaros, como o amor, eram eternos. Não o amor dos vulgares, mas o amor dos leões, pensou. E havia um pássaro do outro lado do Atlântico com um dedo perfeito para aquele anel. O nome do pássaro era Starling*.
gfdfºg
dçlfkdçl
* Starling = estorninho em inglês
dfkjd
Inspirado no personagem Hannibal Lecter, criado por Thomas Harris

Sem comentários: