quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

AS TRIBOS DE ANDRÓMEDA

Mapuche
çfjkf

çfkl
"Conheceres-te a ti mesmo é o primeiro passo para seres culto."
Provérbio Mapuche
jflkf
Os Mapuche são uma das poucas tribos da América do Sul que sobeviveram até aos dias de hoje sem sofrer quase nenhuma alteração nas suas tradições, desde há quase 12.000 anos atrás. Os Mapuche provêem do Chile, havendo também alguns na Argentina.
Os Mapuche resistiram a 3 grupos diferentes que os tentaram conquistar: os Incas, os Espanhóis e os imigrantes Europeus. Em 1866 os Chilenos promulgaram uma lei que permitia vender as terras dos Mapuche e em 1884 os Mapuche foram colocados em reservas. Actualmente existem leis que protegem os direitos indígenas, mas estas nem sempre são respeitadas.
A organização social dos Mapuche é patrilineal e patrilocal, o que significa que os recém-casados se mudam para a terra do pai do noivo até poderem ter o seu próprio lar. São governados por um Chefe, mas as mulheres detêm um papel importantíssimo - são elas que usam as vestes cerimoniais, as dentoras das tradições culturais e quem ensina os jovens até se tornarem adultos. Aos homens é permitido todo o sexo que desejarem, mesmo antes do casamento, sendo a única restrição ao sexo o incesto. Para evitarem isto, normalmente os homens casam com mulheres de reservas vizinhas. O casamento ideal será o de um homem com a filha do irmão da mãe. A poligamia é habitual, sendo justificada até religiosamente - quanto mais filhos um homem tiver, mais possibilidades tem o seu espírito de ser eternizado. A poligamia e o bem-estar eterno da alma estão, deste modo, intimamente relacionados na cultura Mapuche.
kdjflkd
As decisões agrícolas são feitas sobrenaturalmente, com rezas para boas colheitas, estando os rituais de fertilidade e os rituais funerários inter-relacionados.
Os Mapuche veneram os animais e os seus antepassados. As Machi (na maioria mulheres) são as líderes espirituais e as curandeiras da tribo. A sua principal tarefa é curar e lutar contra as bruxas más ou kalku. Eles chamam às forças do mal wekufe, como por exemplo os fantasmas, considerados vampiros que adoptam formas humanas e muito perigosos.
Acreditam na vida para além da morte, chamada Nomelafken ou wenumapu (terra superior). No ritual funerário, o corpo do defunto é colocado no meio de um círculo de forma a afastar os espíritos maus. Caso isto não aconteça, os Mapuche acreditam que os kalku podem capturar o espírito do defunto e transformá-lo num fantasma.
Os Mapuche possuem vários deuses: Ñenechen, o governador dos Mapuche e o deus principal; Ñenemapun, o criador e governador da Terra; Elchen, o criador das pessoas; Küpuka fucha e Küpuka kushe, os deuses da Abundância; Antü fucha e Antü kushe, os deuses do Sol; Kügen fucha e Kügen kushe, os deuses da Lua; Pillan fucha e Pillan kushe, os deuses do Trovão e dos vulcões; Lafken fucha e Lafken kushe, os deuses do Mar.

Sem comentários: