segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Coisas que (ainda) nos fascinam

Nesta era em que quase tudo parece explicado, desconstruído e descodificado, ainda haverá coisas que nos fascinam, como a

ÓPERA



Deverá ser porque, ao invés de falar, os sentimentos, as emoções e os pensamentos são transmitidos a cantar, mas a cantar de uma forma transbordante. A ópera não é um musical hollywoodiano, em que caminhamos pela estrada dos tijolos amarelos aos pulinhos, a ópera é alguém a sangrar as suas vísceras para cima do palco.
A ópera emociona precisamente porque o tipo de som que os cantores de ópera produzem com as suas vozes nos toca bem no íntimo, no mais profundo da nossa essência biológica.
Quando a voz pertence, por exemplo, a alguém do calibre de uma Maria Callas, é como se fossemos puxados por ela para um vórtice de emoções nada pacífico. Já não estamos apenas a ouvir, estamos a sofrer com aquela voz, a sentir o que ela sente. A ópera não é para ser ouvida, é para ser sentida.
Certamente que haverá inúmeras explicações científicas sobre o motivo pelo qual a ópera emociona o ser humano de forma diferente do que todas as outras formas musicais, do mesmo modo que sabemos que as sinfonias dos grandes compositores clássicos ou os adlibs dos grandes músicos de jazz tocam neurónios no nosso cérebro que não são habitualmente estimulados por outros géneros musicais. Mas isso interessa? A ópera exige um mergulho e, por vezes, quando dele regressamos não vimos exactamente como esperávamos. Levamos uma "tareia de emoções".

Sem comentários: