quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

MURMÚRIOS DE LISBOA LVI

Leonardo e o Mestre da Perspectiva
lfçºfdl

Graffiti algures em Lisboa
ºçdlfºçdlk
Leonardo apeou-se calmamente na paragem do autocarro (apesar de ter ficado maravilhado com os automóveis, Leonardo recusou-se a entrar num com o funcionário da câmara, não sabemos exactamente porquê), atravessou a rua e estacou diante de um muro discreto que formava uma reentrância na esquina daquele quarteirão, de trânsito movimentado.
Depois proferiu, solenemente: "Eis, a obra-prima!", apontando com um movimento ascendente e suave do braço. A sua respiração era profunda e o seu porte de longas barbas brancas, metia respeito.
O funcionário da câmara que o seguia esbaforido, enfiado num fatinho e gravata demasiado apertados, suava um pouco e levou a mão à testa para limpar algumas gotículas que haviam surgido na pele, apesar do ar condicionado do transporte público. Olhou para o muro, depois para Leonardo e finalmente de novo para o muro. As suas pupilas subiram lentamente, procurando quiçá nas copas das árvores que brotavam por trás e na parte superior da parede, o objecto da devoção do seu interlucutor. As sobrancelhas finas acompanharam o movimento das pupilas, lentamente, e depois estas rodopiaram da direita para a esquerda e de novo para a direita. "Estaria a escapar-lhe algo?", pensou. A única coisa que via à sua frente eram uns gatafunhos pretos e prateados desenhados no muro.
"Não entendo ... Mestre ... Onde?"
"Ma guarda! Qui!", Leonardo voltou a repetir o gesto ascendente da mão, desta vez mais veemente e menos suave.
O funcionário da câmara constatou novamente que aquilo que via diante do seu nariz era apenas um graffiti rabiscado na parede.
"Dove? ... Dove ... Mestre?"
"Questo! Ecco! Questo qui!!!", e Leonardo aproximou-se do gatafunho e levou o dedo indicador da mão direita a escassos milímetros do graffiti.
Agora era inequívoco e o funcionário da câmara ficou pálido e um pouco baralhado. Sentiu o suor inundar-lhe novamente a testa.
"Mas ..."
"Ah! ....", Leonardo abriu os braços diante da palavra escrita no muro - "Shine", depois afastou-se uns metros no passeio para o seu lado esquerdo e admirou novamente o graffiti. Chamou com um gesto da mão o funcionário para que o seguisse e continuou, "Repare na perspectiva. No brilho das cores. Na forma como as letras parece que saem da parede para vir ao seu encontro. E quanto mais longe estiver, melhor este efeito será. E à medida que se movimenta", e Leonardo movimentou-se agora para a sua direita, para demonstrar fisicamente o que queria dizer,"a palavra segue-o, parecendo viva. É soberbo. Um mestre da perspectiva. Quem é? Preciso de o conhecer."
"Mas ... mas ...", o funcionário da câmara parecia ter encravado naquela palavra, como um disco riscado num velho prato perro.
"Quem é?", repetiu Leonardo, ansioso.
E então, aparentemente, o cérebro do funcionário da câmara parou de carburar e apenas proferiu:
"Mestre, não quer ver as obras da Paula Rêgo no Palácio de Belém? Obras-primas, Mestre. Concebidas exclusivamente em honra do nosso Presidente da República ... são obras contemporâneas ..."
"Ma non!!!!", Leonardo explodiu finalmente, "Questo! Questo é veramente meravilhoso. Quem é? Não tem assinatura."
O funcionário da câmara começou a sentir uma leve tontura.
"Não sei, Mestre ..."
"Não sabe?!!!!", tonitruou Leonardo, os olhos muito abertos, as sobrancelhas espessas unindo-se perigosamente no meio da testa, formando um "V" carregado de pêlos eriçados cinzentos.
"Não ... sei ... São delinquentes. Delinquenti (como se diz "delinquentes" em italiano?, pensou). Presos. Cadeia. Prisione. Sujam a cidade. La citá non é limpa.", aventurou, a voz tremelicando cada vez mais.
Os olhos de Leonardo saltaram-lhe das órbitas e o funcionário da câmara juraria mais tarde, ao relatar o incidente ao Presidente da Câmara atónito, que vira fumo e ouvira trovões em redor do Mestre.
"Como é possível??!!! Ma non é POSSIBILE!!!! Ma questo é U-NA O-BRA PRI-MMA.", soletrou bem as sílabas, como se estivesse a falar com um atrasado mental, "Cappice?"
E foi nessa altura que o calor tomou conta do pouco dos nervos que restavam do funcionário da câmara e tudo ficou negro à sua volta.
No dia seguinte, a câmara pediu à polícia para emitir um comunicado pela cidade: "Desapareceu ontem, dia 28 de Fevereiro de 2008, Leonardo Da Vinci, Mestre renascentista. Veste longa túnica de seda carmim, calças amarelo mostarda e capa azul cobalto. Tem uma longa barba branca e olhos inteligentes e vivos. Pede-se a todos os que o possam ter avistado, que entrem imediatamente em contacto com as autoridades. Perigoso. É possível que tenha procurado refúgio junto de graffiters."

P.S. Este post é dedicado a todos os graffiters de Lisboa, em especial ao João, aka Doom, que anda por aí a criar arte pelos muros da cidade.

1 comentário:

Dry-Martini disse...

Os seus textos têm, de facto, algo de perspectiva .) Gostei!

XinXin