domingo, 10 de fevereiro de 2008

Passo os dedos pelos dicionário ao acaso e aterro em ...

IRRACIONAL
ºçgfºçg
Girafa no Zoo de Lisboa
çflgfºçg
Falamos sempre do irracional em oposição ao racional, como se este último fosse um patamar superiormente elevado, aonde nós, seres bafejados pelo dom de pensar com estrutura e organização, ascendemos naturalmente, por direito próprio e onde acentamos arraiais sem permitir ou sequer admitir qualquer outro ocupante desse vasto reino animal de que nos arvoramos únicos e derradeiros senhores.
lfkgf
Mas os animais pensam ... apenas não pensam como nós, claro ... logo, pensamos nós, do nosso trono, não devem pensar ...
Que loucura. Que insensatez. Que ridículo, direi ainda. E quando observo um chimpanzé a observar-me a mim através das grades horrendas de um jardim zoológico, pergunto-me sempre: e em que estarás tu a pensar? e que te pareço eu? um ser caminhando desajeitadamente sobre 2 patas e que não é capaz de trepar a uma árvore ... pensarás que sou ridícula? talvez ... pensarás que sou limitada? muito provavelmente ... pensarás que sou desprovida de compaixão? certamente ...
lkflçfdk
Que pensou aquele golfinho confrontado com dois humanos alcoolizados que, julgando o acto divertidíssimo, se prontificaram a despejar-lhe cerveja para dentro do orifício de respiração? ... bem, nunca saberemos o que lhe passou pela cabeça, mas o resultado foi a morte de um dos humanos com o "soco" que o golfinho lhe deu.
Quando soube desta história, tive um acesso quiçá considerado irracional por muitos dos meus companheiros de espécie: vociferei "Bem feita, meu grande filho da p ...! Estava a ser divertido, não estava? E agora? É divertido? Hãnnn?!"
Já vos ouço, meus leitores. Ouço-vos pensarem: "Bolas, também não exageres ... Afinal, tratou-se de um dos nossos e o golfinho é apenas um animal ... irracional ... Coitado do homem ... estava bêbedo ..."
dkljlkd
Afinal de contas, o que é ser irracional? A organização das abelhas e das formigas que é até estudada para optimizar métodos humanos parece-vos irracional? A comunicação riquíssima entre golfinhos, baleias, lobos parece-vos irracional? O olhar profundo de um chimpanzé, de um orangotango, de um gorila parece-vos irracional?
A única coisa que nos separa dos outros, dos ditos irracionais, será talvez a hipocrisia do super-ego, esse travão de tanta pulsão. Graças a ele não andamos por aí a disparar a torto e a direito. Retire-se o super-ego da equação e ... bem ... é melhor barricarem-se algures num bunker porque a carnificina não tardaria a começar e, no caso dos humanos, com requintes de sadismo, note-se - somos os únicos seres vivos capazes de provocar sofrimento utilizando esse ingrediente.
jfkld
Bem vistas as coisas, sempre prefiro ser apelidada de animal ... irracional ...

2 comentários:

Dry-Martini disse...

Minha cara. Nem parece seu. Mas desde quando é que os humanos são racionais? Mande os meus cumprimentos ao Golfinho ok?

Andrómeda disse...

Serão dados lol