sábado, 23 de fevereiro de 2008

OS ANIMAIS DE ANDRÓMEDA

SURICATA
lgºçflg
gçlfkg
Estes animais gregários são frequentemente vistos em grupo e, como os humanos, podem inclusivé existir comunidades grandes de suricatas constituídas por várias famílias que vivem juntas. As suricatas, do tamanho de esquilos, são famosas pela sua postura vertical, algo cómica. Erguem-se frequentemente sobre as patas traseiras e observam de olhar esgazeado o horizonte, nas planícies sul-africanas, onde habitam. As mães conseguem até dar de mamar às crias, enquanto estão nesta posição.
fkljgçflg
As suricatas trabalham em conjunto, dividindo-se por grupos. Um grupo servirá de vigia, observando os céus para avistar aves de rapina, como falcões e águias, que podem agarrá-las em pleno vôo. Um grito agudo e cortante constitui o sinal para que todas se resguardem. Enquanto este grupo fica de guarda, as restantes suricatas ocupam-se da alimentação. As suricatas alimentam-se de insectos, lagartos, pássaros e fruta. Quando caçam presas pequenas, trabalham em conjunto e comunicam através de ronronares. As suricatas são excelentes caçadoras e são muitas vezes domesticadas para servirem de caçadoras de roedores.
kjgklfg
Os grupos de suricatas utilizam diferentes tocas e deslocam-se de umas para outras. Cada toca constitui um sistema extenso de túneis e cavidades que permanece fresco mesmo debaixo do sol abrasador africano. As fêmeas procriam de 2 a 4 crias por ano. Os pais e os parentes mais próximos ajudam a cuidar das crias, ensinando-as a brincar, a alimentarem-se e a protegerem-se da ameaça aérea constante. As jovens suricatas têm tanto medo das aves predadoras que até os aviões têm como condão fazê-las escapulirem-se como relâmpagos para os seus refúgios.
kfçlkg
Aiaiaiaiaiai .... Pareceu-me ver ... Espera .... Não! Afinal não é! Espera ... Espera! Será? É mesmo! Socorroooooooooooo!!!!!! Fujam!!!!!!!!! Falcão à vista!!!!! Falcão à vista!!!!! Alarme!!!!!! Alarme!!!!!! Alarme!!!!! Aos abrigos, malta!!!! Alarme!!!! Alarme!!!! Alarme!!!!! Ufa ... ufa ... ufa ... depressa ... depressa ... Para ... a ... toca ... (arf! arf! arf! arf! arf!) Safei-me ... fuiuuuuuuu .... Desta foi por pouco ... Xiiçaaaa ...
çlkfçl

2 comentários:

Dry-Martini disse...

Hahahahaha... Vou confidenciar-lhe uma coisa. Não conta a ninguém. OK? Apelidei uma vez a mulher do meu administrador de... imagine. Suricata num jantar de rodizio onde não ouvi a sua voz em todo o jantar e continuava a mastigar alarvemente após toda a gente estar KO. Bem haja à Suricata :)

Andrómeda disse...

Adoro estas catitas tão caricatas. Podia estar horas a olhar para elas. Como infelizmente não tenho um deserto africano ao pé de casa, contento-me quando as apanho muito raramente em documentários.