domingo, 3 de fevereiro de 2008

PALAVRAS ESTÚPIDAS 8

O que é escrever? É colocar uma palavra à frente de outra, que faça sentido? É combinar palavras de forma que soem bem? É procurar combinações de palavras nunca antes experimentadas? Sentidos nunca antes descritos? Descrever objectos utilizando analogias e adjectivos jamais tentados? Criar mundos na mente de quem nos lê com a simples combinação de palavras desta ou daquela maneira.
Se eu escrever “céu de veludo negro inquietante” provoco uma imagem totalmente diferente na cabeça do leitor, daquela que se forma se escrever “céu de veludo negro sublime”. Terror e expectativa versus beleza e mistério.
çjglgk
É preciso ter tanto cuidado com as palavras. É preciso o cuidado de um cientista num laboratório, que mexe em substâncias perigosas. Oxigénio com Hidrogénio formarão água, se houver duas moléculas do segundo e uma do primeiro. Mas se forem duas moléculas do primeiro, já se tem água oxigenada, capaz de fazer explodir algo se lhe aproximarmos um fósforo.
Nem toda a gente deveria lidar com palavras, como nem toda a gente deveria lidar com armas. As palavras, com as vírgulas nos sítios certos e combinadas de determinadas maneiras podem ser explosivas, dependendo das circunstâncias. E há por aí tanta gente que as trata tão mal, que não tem cuidado nenhum, que não sabe o que tem nos dedos.
kjgklf
O que é escrever? É experimentar escrever de todas as formas possíveis e imagináveis? Terror, romance, ficção científica, novela, conto, tristeza, beleza, sonho, pensamento, diálogo, filosofia, listas de compras de supermercado. O que são géneros? O que são palavras? O que são palavras Joycianas? São impossíveis? O que são palavras Pessoanas? São contundentes? O que são palavras Loboantunianas? São difíceis? O que são palavras Hemingwayanas? São autênticas? Como são as nossas palavras? Serão iguais às que pensámos antes de as escrevermos? Serão iguais ao efeito que queríamos provocar em quem nos lê? Quais são as nossas palavras?
jfdkljf
O que é escrever? É jogar aos dados com palavras? É fazer experiências com palavras? É construir catedrais com palavras? É fabricar Frankensteins com palavras? É o nosso inconsciente a querer dizer-nos algo? Muitas vezes só entendo o verdadeiro sentido do que escrevi muitos anos depois, quando releio aquelas palavras.
kjgkjfdg
O que é escrever? É a felicidade de pensar “Hoje vou escrever, hoje está a sair, hoje apetece-me, hoje mal aguento até me sentar e escrever.” É a angústia de parar subitamente, à espera duma palavra que não sai, que não se sabe qual é, falta de repente e o fluxo pára, é interrompido. É a ansiedade de querer que o personagem que existe intacto dentro de nós saia exactamente da forma como o estamos a pensar, que a imagem que permanece seja exactamente como tinhamos pensado que ele era. É o entusiasmo absoluto quando esse personagem está a fluir tão bem que consegue até surpreender-nos e tomar decisões individuais “agora vou fazer isto assim” e sorrimos porque está de acordo com o que pensámos dele.
lkgçflkg
O que é escrever?

3 comentários:

Dry-Martini disse...

Escrever é criar um mundo. Um novo mundo e oferecê-lo aos outros. Às vezes a nós próprios. Às vezes um mundo para fugir deste nosso mundo.

Andrómeda disse...

Escrever é querermos ser deuses ... mas rapidamente percebemos que nos tornamos, isso sim, escravos das palavras e dos personagens. É uma escravatura doce :)

lilazdavioleta disse...

Concordo consigo, Andrómeda.
Mas em qualquer tipo de arte, é isso o pretendido.
Mas, por vezes, tem que existir uma certa contenção.
Pois apesar de doce, não deixa de ser escravatura.
E o Ego é mto matreiro e gosta de nos pregar partidas :)