quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

OS ANIMAIS DE ANDRÓMEDA

QUETZAL
lfºldçf

ºfkldlkf
A esplendorosa Quetzal é uma das aves mais belas do mundo. De cores vibrantes, vive nas florestas tropicais montanhosas da América Central, onde se alimenta de frutos, insectos, lagartos e outras criaturas pequenas.
FKDKF
Durante a época de acasalamento, crescem aos machos um par de penas caudais que formam uma deslumbrante cauda que chega a alcançar um metro de comprimento. As fêmeas não possuem estas longas penas, mas partilham com os seus companheiros os azuis, verdes e encarnados brilhantes da penugem. As cores dos machos tendem a ser mais vibrantes.
KFLDÇKF
Os casais utilizam os seus bicos poderosos para escavar ninhos em troncos de árvores mortas. Depois incubam à vez 2 ou 3 ovos no interior destes ninhos– as longas caudas dos machos por vezes saem para fora do ninho, quando se encontram no seu interior.
As crias podem voar após 3 semanas, mas os machos só obtêm as suas longas caudas ao fim de 3 anos.
ÇLFºÇDLF
O Quetzal é o símbolo da Guatemala, que também emprestou o nome à moeda local.
Infelizmente, estas aves esplendorosas encontram-se ameaçadas de extinção na Guatemala e noutros locais. São por vezes apanhadas em ratoeiras com destino ao cativeiro ou mesmo mortas, mas a principal ameaça à sua sobrevivência é o desaparecimento das florestas tropicais que constituem o seu habitat. Em algumas zonas, nomeadamente nas florestas de nuvens da Costa Rica, terrenos protegidos preservam o habitat destas aves e proporcionam aos ecoturistas e a observadores de aves a oportunidade de os poderem observar.
ÇLFǺD
O Quetzal era sagrado para os Maias e os Aztecas e a realeza destas civilizações ancestrais usava as suas penas durante cerimónias especiais. Um dos principais deuses aztecas chamava-se Quetzalcoatl ou "pássaro serpente" e uma das representações deste deus era um homem branco, barbado e de olhos claros. Esta representação levou os povos indígenas a crer durante a conquista dos espanhóis que Hernán Cortez era Quetzalcóatl. Segundo as lendas mexicanas, essa é a razão pela qual os espanhóis dominaram tão facilmente a América Central.
LKFDÇDLK
"És o pássaro quetzal
Cor do fogo
Que voa através da planície
No reino da morte"
Poema Azteca

Sem comentários: