domingo, 17 de fevereiro de 2008

OS ANIMAIS DE ANDRÓMEDA

RAPOSA
FKLÇLFKJ

LFKÇLFK
As raposas vermelhas habitam numa grande diversidade de lugares, incluindo florestas, montanhas e desertos. Também se adaptaram bem a ambientes humanos, como quintas, áreas suburbanas e até grandes comunidades. As suas capacidades de sobrevivência - a sua inteligência e o facto de serem muito matreiras - tornaram a sua reputação lendária.
JFKJFDL
As raposas vermelhas são caçadoras solitárias que se alimentam de roedores, coelhos, pássaros e outros animais de pequeno porte – mas a sua dieta pode ser tão flexível quanto o seu habitat. As raposas alimentam-se também de fruta e vegetais, peixe, rãs e até minhocas. Se viverem próximo de humanos, as raposas aproveitam-se de lixo e da comida de animais domésticos.
FKJLKF
Como acontece com os gatos, a cauda grossa da raposa serve para lhe fornecer equilíbrio, mas também tem outras funções, como mantê-la quente em climas frios, se enrolada à volta do corpo, e como uma espécie de bandeira para comunicar com outras raposas. As raposas também comunicam entre si utilizando marcas de cheiro – urinando em troncos de árvores ou rochas para anunciar a sua presença.
ÇKÇFKLF
No Inverno as raposas encontram-se para procriar. A fêmea dá à luz normalmente uma ninhada de 2 a 12 crias. Estas nascem com pêlo castanho ou cinzento. Uma nova capa de pêlo vermelho crescerá no final do primeiro mês de vida, mas algumas raposas vermelhas são douradas, vermelho-acastanhadas, cinzentas ou mesmo negras. Ambos os progenitores cuidam da sua ninhada até ao Verão e, por alturas do Outono, já as crias estão suficientemente crescidas para conseguirem sobreviver sozinhas.
GKJKLG
As raposas vermelhas ainda são caçadas por desporto e são muitas vezes mortas por serem irritantemente destruídoras ou portadoras de raiva.

FKLÇLFK
"- Por favor, prende-me a ti! - acabou finalmente por dizer.
- Eu bem gostava . respondeu o principezinho - mas não tenho muito tempo. Tenho amigos para descobrir e uma data de coisas para conhecer ...
- Só conhecemos as coisas que prendemos a nós - disse a raposa - Os homens, agora, já não têm tempo para conhecer nada. Compram as coisas já feitas nos vendedores. Mas como não há vendedores de amigos, os homens já não têm amigos. Se queres um amigo, prende-me a ti!
- E o que é que é preciso fazer? - perguntou o principezinho.
- É preciso teres muita paciência. Primeiro, sentas-te um bocadinho afastado de mim, assim, em cima da relva. Eu olho para ti pelo canto do olho e tu não dizes nada. A linguagem é uma fonte de mal-entendidos. Mas todos os dias te podes sentar um bocadinho mais perto ...
O principezinho voltou no dia seguinte.
- Era melhor teres vindo à mesma hora - disse a raposa. Se vieres, por exemplo, às quatro horas, às três, já eu começo a ser feliz. E quanto mais perto for da hora, mais feliz me sentirei. Às quatro em ponto já hei-de estar toda agitada e inquieta; é o preço da felicidade! Mas se chegares a uma hora qualquer, eu nunca saberei a que horas é que hei-de começar a arranjar o meu coração, a vesti-lo, a pô-lo bonito ... São precisos rituais.
(...)
E então voltou para o pé da raposa e disse:
- Adeus ...
- Adeus - disse a raposa - Vou-te contar o tal segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos ..."
- O essencial é invisível para os olhos - repetiu o principezinho, para nunca mais se esquecer.
- Foi o tempo que tu perdeste com a tua rosa que tornou a tua rosa tão importante.
- Foi o tempo que eu perdi com a minha rosa ... - repetiu o principezinho, para nunca mais se esquecer.
- Os homens já se esqueceram desta verdade - disse a raposa - Mas tu não te deves esquecer dela. Ficas responsável para todo o sempre por aquilo que está preso a ti."
O Principezinho - Antoine de Saint-Exupéry
dkçldkd

5 comentários:

lilazdavioleta disse...

Quem ñ se sente cativado por este filhote de raposa ... ?!

Dry-Martini disse...

"A linguagem é uma fonte de mal-entendidos. Mas todos os dias te podes sentar um bocadinho mais perto ...". Como concordo.
Quero que saibas que todos os dias me sento um bocadinho mais perto para ler o que dizes. Obrigado por me prenderes .)

Andrómeda disse...

Sim, o filhote é irresistível, mas pessoalmente acho o perfil da "adulta" magnífico :)

Andrómeda disse...

Caro Merlin, comoveste-me :) E faço minhas as tuas palavras, relativamente a ti :) No nosso caso, penso que a "linguagem" secreta que falamos tem um nome - a partilha duma ideia de Sonho comum, seja ele qual for, para cada um de nós :)

Lilazdavioleta disse...

Concordo com a Andrómeda quanto ao magnífico perfil da " adulta ".
Sò que eu estou a falar de sedução.
E é exactamente o mais pequeno, o mais frágil, o que nada faz por
" isso ", que me cativa.
Maneiras de ser :)
bjo