domingo, 9 de março de 2008

EM BUSCA DE PALAVRAS 14

AVISO: Este post é de leitura interdita a menores de 18 anos ou a pessoas sem o mínimo de bom senso ou senso de humor dentro da tola
kçldk
A Melhor Amiga de Um Sniper – Parte XII
çldºçdl
"A lentidão é eficácia. A eficácia é rapidez."
kfjdkl

lkfdçldkf
A camuflagem de um sniper é imprescindível. Sem camuflagem, é o mesmo que o sniper ter uma tabuleta a dizer "Oi! Estou aqui!" A camuflagem evoluiu consideravelmente nas últimas décadas e é hoje em dia uma arte de trabalhos manuais que o própiro sniper deve dominar em qualquer ambiente. Apesar de haver fatos destes à venda, qualquer sniper normalmente confecciona o seu próprio, até porque é necessário utilizar elementos do ambiente onde se encontra.
Ao fato dá-se o nome de "ghillie suit", um termo que nasceu na Escócia, onde os caçadores costumavam atar sacos de tecido ao seu corpo para disfarçarem os seus contornos e iludirem a caça. "Ghillie" significa "rapaz" e referia-se aos servos que assistiam os senhores nas caçadas e que tinham como função perseguir a caça. "Ghillie dhu" é também um espírito das árvores no folclore gaélico, que costuma disfarçar-se no meio de folhas e vegetação.
Também se foram buscar as técnicas dos vietnamitas que utilizavam vegetação verdadeira para se disfarçarem no meio da selva.
djfkldjf
O essencial na camuflagem de um sniper é entender este princípio básico: na natureza não existem linhas perfeitas, nem totalmente curvas, nem totalmente direitas; as linhas são sempre irregulares, por isso, quando se vê uma linha perfeita, ou se trata dum capacete (no caso da linha curva), ou de uma antena de rádio, por ex. (no caso da linha direita) - a camuflagem serve para quebrar as linhas perfeitas, através da aplicação de muitos pequenos pedaços de tecido por todo o lado.
Os ghillie suits variam de cor consoante o ambiente em que o sniper se encontra, tal e qual a camuflagem natural de certos animais, como borboletas, camaleões, tigres, etc - no deserto será de tons castanhos, no meio do mato e da selva, tons verdes e castanhos, na neve, branco ou em ambientes nocturnos, preto.
O resultado é algo cómico quando o sniper não está no ambiente para o qual o fato se destina (parece uma esfregona enorme e ambulante), mas extremamente eficaz em acção - um bom ghillie suit pode esconder um homem num canteiro de flores, se for preciso.
Naturalmente, também se fazem ghillie suits para as próprias espingardas, ou então estas são pintadas com spray com as cores necessárias.
lkjldj
Outros dois pormenores são de extrema importância:
* 1 boné de pala (ou em teatro de guerra um capacete adaptado), para que o campo de visão esteja totalmente desobstruído de qualquer possibilidade de encandeamento por luzes
* o local de posicionamento deve ser escolhido em função da iluminação, ou seja, deve-se escolher um local que permita ao sniper ter iluminação traseira, para que fique "em sombra"
Em ambientes citadinos, o ghillie suit deve ajustar-se às linhas rectas dos prédios, por exemplo, e neste caso dispensa-se o tal "espanador" de bocadinhos de tecido.
lkfçld
Ah sim! E nenhum sniper coloca o cano da espingarda fora duma janela, quando dispara. Se o fizer, não é sniper, é atrasado mental.
fjdlkfj

kfjdkl
No próximo episódio, veremos como funcionam as equipas de snipers e o controlo da tensão física que todos os snipers têm que aprender - algo verdadeiramente fascinante e cuja dificuldade já tive oportunidade de experimentar em primeira mão :)
kljfl
Hasta la vista, baby.

Sem comentários: