sexta-feira, 14 de março de 2008

OS ANIMAIS DE ANDRÓMEDA

URSO
ÇLFDÇL

ÇLGFºÇDG
Os ursos polares vagueiam pelos lençóis gelados do Ártico e nadam nas águas costeiras dessa região. São nadadores poderosos e as suas patas frontais, que utilizam para “pedalar” são ligeiramente palmadas (ou seja, com membrana natatória). Alguns ursos polares têm sido vistos a nadar a centenas de quilómetros da costa – embora provavelmente cubram a maior parte da distância, flutuando em placas de gelo.
ÇLFºÇDLF
Os ursos polares habitam uma das regiões mais frias do planeta e dependem de uma grossa capa de pêlo insuflada, que cobre uma camada quente de gordura. O pêlo cresce inclusivamente na base das suas patas, protegendo-os de superfícies frias e proporcionando uma base firme sobre o gelo escorregadio. O pêlo branco dos ursos polares proporciona-lhes camuflagem no ambiente de neve e gelo. Mas por baixo do pêlo, os ursos polares têm pele negra – a cor mais propícia para absorver os raios quentes do sol.

KÇFDL
Estes predadores poderosos caçam habitualmente focas. Para isso, costumam frequentar zonas de gelo quebradiço e móvel, onde as focas vêem à superfície para respirar. Também rondam limites de gelo e buracos de respiração. Se a oportunidade se apresentar, os ursos polares também consomem carcassas de baleias mortas, por exemplo. Estes gigantes árticos são os senhores do seu ambiente, não possuindo quaisquer inimigos naturais.
LKFDÇL
As fêmeas resguardam-se cavando abrigos profundos de neve, que lhes proporcionam protecção e insulação contra as condições austeras do Ártico. Dão à luz durante o Inverno, habitualmente um par de crias gémeas. Estas vivem com as suas mães durante cerca de 28 meses, aprendendo as técnicas de sobrevivência. As fêmeas protegem agressivamente as suas crias, mas não têm ajuda dos seus companheiros machos solitários. Com efeito, os machos podem até por vezes matar as suas próprias crias.
Os ursos polares têm um aspecto atraente e simpático até, mas são predadores poderosos que não costumam temer humanos, algo que os torna extremamente perigosos. Perto de zonas habitadas, costumam adquirir um interesse particular por lixo.

klçldkg

dkflldºçkf
E o urso dança
E a aurora avança
E a neve cai em mim
E há um esquimó que sorri
E o mundo gira assim
E o urso rodopia
E a neve está tão fria
E eu podia ser assim
Livre, negra e branca
Com um sorriso dentro de mim

DKGFÇLDK


1 comentário:

Dry-Martini disse...

Não precisa de duas crias gémeas mas continuo a achar que lhe faria bem aquilo que já sabe.)