sábado, 15 de março de 2008

EM BUSCA DE PALAVRAS 15

AVISO: Este post é de leitura interdita a menores de 18 anos ou a pessoas sem o mínimo de bom senso ou senso de humor dentro da tola
lkçlkg
A Melhor Amiga de Um Sniper – Parte XIII
lkrçlker
“Só os mortos vêem o fim da guerra.”
Platão
kdjkld

kljrlwekjr
Hoje em dia os snipers profissionais, isto é, do exército, funcionam em equipas de 2 elementos. Há uma razão prática e psicológica muito forte - um sniper não opera como qualquer outro soldado, uma vez que é enviado ou deixado no terreno por sua conta e risco, por vezes dias a fio. Ao contrário de todos os outros soldados, um sniper não tem como obedecer à linha de comando quando se trata de decidir o exacto momento para disparar. Ele segue coordenadas e timings, obviamente, mas a decisão final só pode ser sua. Por este motivo, chegou-se à conclusão que 2 homens juntos mais facilmente tomarão a decisão de matar alguém, do que se for apenas um, porque poderão partilhar a responsabilidade da morte.
Esta é, pois, a razão principal para a presença de 2 elementos.
lkgçlfg
Existem ainda mais dois motivos, mais práticos e que surgiram ao longo do tempo de forma natural:
* O segundo elemento - o chamado "spotter" ou localizador - ajuda o sniper a localizar os seus alvos, fornecendo-lhe as coordenadas, as movimentações dos alvos no terreno, as condições atmosféricas do ambiente e os respectivos ajustes que deve realizar na mira, no momento do tiro
* O trabalho de um sniper é tão difícil e solitário, que 2 farão também companhia um ao outro, partilhando as agruras da sua missão
E se um grupo de soldados cria laços fortíssimos que perdurarão pela vida fora, percebe-se que um sniper e o seu spotter se tornem como 2 irmãos, sem necessidade de laços de sangue comum.
kjkljf
Ao longo dos tempos, também as técnicas de controlo de tensão foram sendo cada vez mais desenvolvidas, sobretudo através da aprendizagem retirada da experiência de muitos snipers e caçadores no terreno.
No momento do tiro, o corpo tem que estar de tal forma relaxado para que a arma não trema nem um milímetro, que são desenvolvidas técnicas de controlo dos batimentos cardíacos.
Um sniper não pode beber café ou outras bebidas excitantes nem comer alimentos energizantes antes ou durante a sua missão. Deve estar tranquilo e ter descansado o suficiente e, se isto não for possível, deve saber educar o seu corpo para alcançar uma frequência cardíaca ideal para o disparo. Este treino demora muitos meses até que se consiga dominar o corpo desta forma.
dkjdçkl
Chuck Mawhinney, sniper veterano da Guerra do Vietname, explica que demora algum tempo a aprender a controlar as emoções; começa-se a trabalhar e a aperfeiçoar os detalhes ínfimos da respiração até ao ponto em que se torna automático e instintivo e que até se contam as pulsações enquanto se dispara - o cérebro diz "Respira, 1, 2, expira, batimento, dispara"
ldkjdçl
Não é difícil perceber porque motivo 1/3 dos candidatos a sniper que entram para a escola de snipering dos EUA, por exemplo, muitos deles soldados experientes vindos dos Marines, dos Army Rangers e dos Navy Seals, chumbem na primeira semana. Um dos principais motivos para a expulsão de um aluno nos primeiros dias é a falta de iniciativa - um sniper tem que querer ser líder. A diferença está entre matar .... ou morrer, se houver hesitação.
jfkldjf
Nos próximos episódios entraremos na escola de snipering dos EUA e espreitaremos os treinos rigorosos exigidos aos alunos.
Hasta la vista, baby.

Sem comentários: