sexta-feira, 7 de março de 2008

Passo os dedos pelo dicionário ao acaso e aterro em ...

MOSCA
jdkjd
A man will rise
A man will fall
From the sheer face of love
Like a fly from a wall
It's no secret at all
The Fly - U2
ldkçdlk
Em 1991, durante a produção do álbum Achtung Baby, Bono inventou um alter-ego que assumiu também durante a tournée mundial dos U2 - a Zoo TV Tour. O alter-ego chamava-se The Fly (A Mosca) e tinha como principal característica visual uns óculos escuros negros enormes, que cobriam quase totalmente o rosto do cantor. Não foi por acaso que ele adoptou esta personalidade - Bono diz que, cansado da perseguição das críticas dos media, que o apelidavam de megalomaníaco, The Fly permitia-lhe assumir precisamente essa personalidade - "Eles querem megalomaníaco, então vou dar-lhes isso mesmo." A Mosca inspirava-se nos "barflies" - "moscas de bares" de Dublin, aqueles tipos sempre bêbedos que praticamente vivem nos pubs e que dispõem de um manancial de frases feitas e filosóficas que Bono passou a utilizar. Esta personalidade também se adequava à mensagem do álbum e da tournée mais controversos da banda irlandesa.

Visão composta e múltipla. Como a visão das moscas, os écrans gigantescos da Zoo TV mostravam ao mundo uma orgia ininterrupta de imagens, sons e efeitos especiais, numa clara alusão ao caos visual e sonoro no qual o mundo começara a afogar-se desde a década de 80.
lkfdçlk
As moscas dispõem assim de visão múltipla e simultânea. E são pequenas. E voam. O que nos leva, de quando em vez, a suspirar "Ah ... Quem me dera ser mosca ..." Porque se o fôssemos, adquiririamos o extraordinário poder de nos intrometermos discretamente naqueles episódios da vida que nos escapam, mas que connosco estão relacionados. Escutaríamos conversas onde somos o sumo principal, observaríamos reacções de que somos os causadores ou espiariamos comportamentos secretos daqueles que nos querem esconder algo.

Ahh.... Quem nos dera ser mosquinhas da fruta ... Seríamos os espiões perfeitos. Aliás, um dos sinónimos de mosca é precisamente a palavra "espião". Infelizmente, os cerca de 60% de ADN que difere da mosca da fruta, dotou-nos de cérebro evoluído, mas hélas! subtraiu-nos o tamanho e as asinhas, tão práticas para um dos nossos desportos favoritos - espreitar actividades alheias.
dkjd
Pequenas, voadoras e com uma visão incrivelmente rápida (vêem o mundo em câmara lenta), as moscas são simultaneamente alvo da inveja e do nojo dos humanos.
Sim, porque no reverso da medalha e num plano bem mais realista, onde há moscas há certamente putrefacção a acontecer. Onde há moscas há lixo, porcaria, podridão, algo ou alguém a decompor-se. E por isso fugimos das moscas como o Diabo da cruz, ou então transformamo-nos em assassinos em série, perseguindo-as de jornal na mão, espezinhando-as, esborrachando-as contra vidros e paredes. As moscas têm o estranho condão de nos transformar em Hulks enraivecidos e ridículos. As moscas têm também o condão de revelar a verdadeira selvajaria das nossas crianças - vejam-nas a arrancar asinhas e a metê-las em frascos de vidro para as observar em lenta agonia e a fronteira entre uma criança e Mengel, o nazi que fazia experiências com gémeos, torna-se subitamente muito ténue ...
kdljgf
E que dizer daquelas mosquinhas mortas por quem ninguém dá nada e que, afinal, se revelam monstros surpreendentes de qualquer coisa para a qual nunca haveríamos de vislumbrar queda? Parecia uma mosquinha morta ... e afinal ...
kdjkld
Estranho ser voador este, que ora invejamos, ora nos repugna, ora perseguimos com instinto homicida, ora nos fascina ...
ldkçlfdk

2 comentários:

Dry-Martini disse...

Sempre pensei que gostasse mais de teias do que de moscas .)
Mas como sabe gosto de surpresas…

Bzzz Bzzz

Andrómeda disse...

E gosto de aranhas, sim. Não sou grande apreciadora de moscas, a não ser quando têm óculos escuros enormes e se chamam Bono :)
Mas este exercício é ao acaso, onde calhar o dedo no dicionário é sobre o que escrevo.